CNEM logo 120 Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo

Editais de Seleção

Edital PRPG Nº 002/2020 DSE/CAPES/PRINT-UNICAMP - Doutorado Sanduíche no Exterior.
Edital

Edital Interno DSE/CAPES/PrInt-UNICAMP 2020 - Doutorado Sanduiche no Exterior - "Dieta ocidental e estado obesogênico como determinantes de alterações moleculares e funcionais"
Edital


Edital Interno PVES/CAPES/PrInt-UNICAMP 2019 - Professor Visitante no Exterior Sênior - "Aditivos antimicrobianos seletivos obtidos de fontes naturais: isolamento, efeito, estabilidade, aplicação em alimentos, aceitação e percepção do consumidor".
Edital
Resultado


Edital Interno PVEJ/CAPES/PrInt-UNICAMP 2019 - Professor Visitante no Exterior Junior - "Dieta ocidental e estado obesogênico como determinantes de alterações moleculares e Funcionais".
Edital
Resultado

Edital Interno DSE/CAPES/Print-UNICAMP 2019 - "Dieta ocidental e estado obesogênico como determinantes de alterações moleculares e funcionais".
Edital

Edital PRPG Nº 002/2019 DSE/CAPES/PRINT-UNICAMP - Doutorado Sanduíche no Exterior.
Edital [INSCRIÇÕES ENCERRADAS]
Retificação

Alteração - Exigências de Proficiência
Alteração



As versões atualizadas dos editais PRPG 002/DSE/Capes/Print e edital Interno/DSE/Capes/Print podem ser encontrados no endereço: https://www2.prpg.unicamp.br/print/

Programa Institucional de Internacionalização Unicamp - CAPES-PrInt 

O objetivo do PrInt é fomentar a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições participantes em áreas de conhecimento selecionadas pela Universidade como prioritárias e organizadas em linhas temáticas. As principais ações previstas no programa são:

- Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais para aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação;
- Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação;
- Promover a mobilidade de doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil;
- Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional;
- Integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.

Como parte da proposta institucional da Unicamp, o programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (PPGCNEM) teve dois projetos selecionados, a saber:

Aditivos antimicrobianos seletivos obtidos de fontes naturais: isolamento, efeito, estabilidade, aplicação em alimentos, aceitação e percepção do consumidor.

Esse projeto conta com os seguintes recursos:
- Recursos para Manutenção de Projetos;
- Cota de bolsas no exterior (Doutorado Sanduíche);
- Auxílio para Missões de Trabalho no Exterior.

Dieta ocidental e estado obesogênico como determinantes de alterações moleculares e funcionais

Esse projeto conta com o seguinte recurso:
- Cota de bolsas no exterior (Doutorado Sanduíche).

 

O projeto institucional da Unicamp é gerido por um Comitê Gestor Central indicado pela CCPG. No âmbito do PPGCNEM a responsabilidade é dos coordenadores dos projetos, com assessoria e suporte de uma Comissão Interna Gestora, indicada por cada coordenador de projeto.

Projetos

Projetos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo no PrInt- Unicamp

“Aditivos antimicrobianos seletivos obtidos de fontes naturais: isolamento, efeito, estabilidade, aplicação em alimentos, aceitação e percepção do consumidor” (tema prioritário: Desenvolvimento de Produtos e Processos em Alimentos)

Coordenador: Prof.Dr. Maurício Ariel Rostagno (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Equipe: Profa. Dra. Adriane Elisabete Antunes de Moraes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Profa. Dra. Rosângela Maria Neves Bezerra (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Prof.Dr. Diogo Thimoteo da Cunha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Vigência: 2019 à 2021
PPGs Participantes: PPGCNEM (FCA/UNICAMP), Engenharia de Alimentos (FEA/UNICAMP), Ciência de Alimentos (FEA/UNICAMP)

Descrição: Os microrganismos apresentam grande relevância na segurança (patógenos) e conservação dos alimentos (deterioradores) assim como podem ser promotores de saúde (probióticos). Para o controle dos microrganismos indesejáveis são utilizados uma série de aditivos sintéticos que permitem ampliar a vida de prateleira de alimentos. Porém, seu uso é antagônico as recomendações mais modernas de alimentação e saúde. Existe uma grande diversidade de compostos naturais com comprovada atividade antimicrobiana e que poderiam ser explorados para substituir os aditivos sintéticos. Estes compostos podem apresentar uma série de possíveis vantagens frente aos aditivos sintéticos, como maior eficiência, menor risco à saúde, percepção mais favorável do consumidor além de permitir o reaproveitamento de resíduos no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis. Visto que microrganismos probióticos também podem ser sensíveis aos agentes antimicrobianos, torna-se necessário a avaliação de sua sobrevivência nos produtos que exploram seus efeitos benéficos. Assim, este projeto consiste em estudar a aplicação em produtos alimentícios de compostos antimicrobianos seletivos obtidos de fontes naturais e resíduos agroindustriais por meio de processos eficientes, sustentáveis e inovadores de extração e isolamento com uso de solventes “verdes” como água e fluidos supercríticos. Serão avaliados diferentes condições de extração e o acoplamento entre técnicas de extração e purificação moderna para o isolamento dos compostos e o seu potencial antimicrobiano seletivo será avaliado por atividade mínima inibitória e a toxicidade desses compostos em cultura de células. Os compostos que apresentarem resultados desejáveis serão aplicados em diferentes produtos lácteos e de panificação para avaliação da vida de prateleira e adequação à legislação vigente. Tais produtos serão avaliados por meio de testes sensoriais afetivos com comparação dos índices de aceitabilidade e elaboração de mapas de preferência englobando a percepção do consumidor sobre a lista de ingredientes utilizados. A intenção de compra será avaliada de forma fechada com posterior modelagem de equação estrutural. Assim, este é um projeto multidisciplinar englobando a engenharia, tecnologia e ciências de alimentos considerando aspectos físico-químicos, nutricionais e comportamento do consumidor buscando soluções inovadoras para contribuir com o desenvolvimento sustentável do setor de alimentos.

 

“Dieta ocidental e estado obesogênico como determinantes de alterações moleculares e funcionais” (tema prioritário: Doenças crônicas, emergentes e neglicenciadas)

Coordenador: Profa. Dra. Adriana Souza Torsoni (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Equipe: Maria Cláudia Gonçalves de Oliveira Fusaro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Profa. Dra. Hosana Gomes Rodrigues (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Vigência: 2019 à 2021
PPGs Participantes: PPGCNEM (FCA/UNICAMP), Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Médica (FCM/UNICAMP)

Descrição: A obesidade e/ou o consumo de dietas ricas em ácidos graxos (AG) saturados estão relacionados ao desenvolvimento de comorbidades que afetam diferentes processos bioquímicos e fisiológicos. A ativação inflamatória tem sido amplamente estudada e está na origem das alterações celulares e moleculares em diferentes tecidos que podem engatilhar tanto a autoperpetuação desse estado, quanto a permissividade a muitas outras alterações crônicas de alta prevalência entre os indivíduos obesos. Entre estas, o diabetes mellitus tipo 2 e os distúrbios metabólicos hepáticos têm sido alvo de interesse de diferentes grupos de pesquisa. Adicionalmente, a obesidade, tão bem como o estado inflamatório subclínico decorrente do excesso de AG circulantes, também tem sido relacionada a condições dolorosas crônicas, danos no processo de regeneração tecidual, cicatrização de feridas e angiogênese, desregulação no controle central da homeostase energética e dos circuitos cerebrais que codificam o comportamento alimentar, controle do sistema imune e mecanismos anti-inflamatórios. É conhecido que o consumo de AG insaturados pode prevenir os danos causados pela dieta devido ao bloqueio da sinalização inflamatória. Associado ao comportamento alimentar, a realização de atividade física parece ter papel importante na prevenção das alterações moleculares relacionadas aos danos descritos. Por outro lado, a presença de polimorfismos pode ainda predispor o indivíduo ao desenvolvimento de doenças metabólicas ou auxiliar na identificação de organismos predispostos, potencializando o efeito do ambiente obesogênico. O grupo de pesquisadores associados ao PPG em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo e ao PPG em Fisiopatologia Médica tem desenvolvido diferentes projetos que investigam os aspectos moleculares envolvidos com a gênese das doenças metabólicas associadas a obesidade. O grupo pretende empregar modelos animais e humanos, assim como fazer uso de ferramentas moleculares de estudos in vitro para avançar no entendimento dos mecanismos moleculares, celulares e fisiológicos envolvidos. Também é de interesse do grupo realizar estudos voltados para a prevenção utilizando o exercício físico e componentes dietéticos. Os laboratórios envolvidos no projeto têm mantido interações com grupos estrangeiros reconhecidos na área e que contribuem para o aperfeiçoamento técnico/científico, além de aumentar o impacto dos resultados produzidos.

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
UNICAMP • Campus 2

R. Pedro Zaccaria, 1300
Limeira-SP  •  CEP 13484-350

 

DIRETORIA DE ENSINO
Bloco Verde, 1o. andar - Ensino 1

posgrad@fca.unicamp.br
(0xx19) 3701-6655 

Horário de atendimento
Seg. à Sex. das 10h30 às 12h30 / 14h30 à 19h / 20h às 21h30