O intercâmbio internacional é um importante processo, complementar, de formação profissional e pessoal, oferecido ao aluno, durante o desenvolvimento do curso de pós-graduação da Unicamp. Por isso, a Diretoria de Ensino incentiva e divulga, para os discentes da FCA, por meio eletrônico (via email institucional e por publicação no Facebook), informações sobre os processos seletivos abertos, nos quais, um ou mais cursos oferecidos, pela unidade, têm aderência.

Informações Gerais:

Tradução de Documentos Acadêmicos

Alguns processos de intercâmbio exigem a apresentação de um ou mais documentos acadêmicos traduzidos para o inglês. Entretanto, o Sistema Acadêmico, da DAC, oferece documentos apenas em português. Por isso, para conseguir documentos acadêmicos, traduzidos para o inglês, deve-se seguir os procedimentos a seguir:

• Acessar o Sistema Acadêmico, da DAC, e gerar uma versão atualizada do documento acadêmico desejado;
  • Consultar este ambiente da DERI, localizar, baixar e preencher o modelo de documento acadêmico traduzido desejado (o preenchimento deve ser feito com base nas informações do documento acadêmico em português de referência). Para ajudar na tradução do documento acadêmico, o interessado pode usar as seguintes referências:

Cursos e Títulos Profissionais Traduzidos (Inglês e Espanhol)

Títulos das Disciplinas Traduzidos (Inglês e Espanhol)

• Enviar o documento acadêmico, em português (em formato .PDF) e o documento acadêmico traduzido (em formato editável), para a seguinte conta de email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (informar, nessa mensagem, o número do edital DERI escolhido);

O documento acadêmico, traduzido para o inglês, será conferido, impresso e validado pela coordenação de graduação, desde que as informações estejam corretas. Em até 5 (cinco) dias úteis o interessado é notificado, via email, para comparecer na Diretoria de Ensino e retirar o documento acadêmico traduzido. A Diretoria de Ensino não valida documento acadêmico, traduzido para o inglês, cuja finalidade seja a realização de intercâmbio particular (intercâmbio não gerenciado pela DERI).

Dúvidas sobre esse processo?

Visite a seção de dúvidas sobre intercâmbio internacional no FAQ - FCA: perguntas e dúvidas frequentes.

Diretoria de Ensino:

(19) 3701-6655 / (19) 3701-6704