LOGO LENUT

Laboratório De Epidemiologia Nutricional (LENUT)

Localização: Sala UL17a – Bloco Amarelo

Histórico:

O Laboratório de Epidemiologia Nutricional (LENUT) foi criado no ano de 2016 e situa-se na Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (campus II Limeira). O LENUT desenvolve atividades de pesquisa e extensão, bem como formação de recursos humanos e produção de conhecimento, na área de epidemiologia nutricional, com foco em avaliação do consumo alimentar em populações, vigilância nutricional e distribuição dos desvios nutricionais, tanto de déficit como de excesso, na população. O laboratório tem parcerias de pesquisa com outras grandes universidades nacionais, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Alfenas (UFAL), Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de parcerias internacionais, como a University of Illinois at Urbana-Champaign (USA) e a Monash University (Australia).

Membros:

Profa. Dra. Ligiana Pires Corona (Responsável) | Lattes
Profa. Dra. Ana Carolina Junqueira Vasques | Lattes

Contato dos docentes disponível neste link: Corpo Docente

Grupo de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos em Nutrição e Envelhecimento dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5964294910929894

Linhas de pesquisa desenvolvidas no Laboratório:

- Avaliação do consumo alimentar na população e suas associações com condições sociais e de saúde;

- Desenvolvimento e validação de ferramentas de avaliação do consumo alimentar em populações sadias e enfermas;

- Nutrição no idoso e seus impactos em desfechos como sarcopenia e fragilidade;

- Prevalência de desvios nutricionais da população e seus fatores associados, com foco em deficiências de micronutrientes em idosos atendidos pela estratégia saúde da família.

Publicações:

Perfil Google Acadêmico LP Corona

Busca LP Corona Pubmed

Atividades de Extensão Permanentes:

1. Programa de Qualidade de vida do servidor da Prefeitura Municipal de Limeira

O projeto é realizado em parceria com a prefeitura municipal da cidade e com docentes dos cursos de Nutrição e Ciências do Esporte. O objetivo é conhecer as condições de saúde e qualidade de vida dos servidores da Prefeitura Municipal de Limeira e desenvolver ações que colaborem para sua melhoria (Controle e Prevenção de Burnout; Ginástica Laboral, Preparação para a aposentadoria; Sono e dor crônica e qualidade de vida; Prevenção e controle de doenças crônicas não-transmissíveis).

Atividades de Ensino: Apoio às atividades de ensino das disciplinas NT603 (Avaliação de Consumo Alimentar) e NT503 (Epidemiologia Aplicada à Nutrição)

Principais Equipamentos e softwares:

• Balança com dispositivo de bioimpedância Omron
  • Estadiômetro portátil SECA 213