A Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA), Campus de Limeira/SP, dispõe de biotério devidamente preparado para o desenvolvimento de pesquisas com roedores de pequeno porte (ratos e camundongos). Atualmente, o biotério é registrado no Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais – CIUCA, implementado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), que emitiu o Certificado de Regularidade dos biotérios. O biotério também está vinculado à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA – Unicamp).

Para não haver qualquer tipo de má conduta com os animais ou experiências desnecessárias, todos os projetos de pesquisa são criteriosamente avaliados pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA - Unicamp), que faz reger as normas do Committee for the Update of the Guide for the Care and Use of Laboratory Animals - Institute for Laboratory Animal Research - Division on Earth and Life Studies e a Lei Arouca (Lei nº 11.794, de 08 de outubro de 2008), que estabelece os procedimentos para o uso científico de animais. Isto posto, o biotério da FCA/Unicamp passa a ser considerado equivalente as universidades de excelência do exterior.

Coordenadora do Biotério Central
Profa. Dra. Andrea Maculano Esteves

Contato dos docentes disponível neste link: Corpo Docente

Supervisora Seção Laboratórios
Aline Mossim Sato
Telefone para contato: (19) 3701-6696

Médicas Veterinárias responsáveis

Bioteristas
Leandro Gomes de Oliveira | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Priscila de Oliveira Marques | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone para contato: (19) 3701-6684

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO