O estágio é ato educativo escolar supervisionado conjuntamente pela FCA/Unicamp e pela parte concedente de estágio, podendo ser curricular - de realização obrigatória, ou não. Na Unicamp as atividades de estágio são regulamentadas pela Resolução GR - 38/2008 e pelos regulamentos específicos de cada curso.

O estágio tem por finalidade estimular a reflexão sobre as atividades profissionais combinando a realidade do mundo do trabalho, desenvolvida nas organizações, com a reflexão em sala de aula, mediante a orientação de cada aluno por parte de um professor supervisor do estágio.

A gestão dos estágios dos alunos da FCA é compartilhada entre o SAE e a Diretoria de Ensino: cabe ao SAE a parte documental de registro de empresa no sistema SAE Estágios e geração e recebimento do Termo de Compromisso; já à Diretoria de Ensino, cabe a aprovação do Plano de Atividades inserida pela empresa no Sistema SAE, a matrícula dos alunos nas disciplinas de estágio e a dispensa do estágio obrigatório segundo critérios definidos no Manual do Estágio Obrigatório, que pode ser acessado abaixo.

Regulamentos de Estágio:

Ciências do Esporte

Cursos de Engenharia

Cursos de Gestão e Administração

Manual de Estágio - Administrações e Engenharias

Devido às especificidades dos estágios nos cursos de Administração, Administração Pública, Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura, o SAE Limeira preparou um manual para auxiliar no processo de realização do estágio obrigatório e da aprovação na disciplina de estágio. Confira abaixo as versões do primeiro semestre de 2020:

Cursos de Administração e Gestão: GL701 e GL801

Cursos de Engenharia: ER901 e ER011

Links úteis:

- Sistema SAE de Estágios e Empregos

- SAE Wiki: instruções para uso do Sistema SAE

Dispensa de Estágio

É possível solicitar dispensa da realização do estágio obrigatório em cinco casos:

(1) se você possui vínculo empregatício com função relacionada ao seu curso;

(2) se você é sócio-proprietário de empresa na área do seu curso;

(3) se você está realizando Iniciação Científica no mesmo semestre em que está matriculado em uma disciplina de estágio (dispensa possível apenas para alunos das Administrações);

(4) se você está participando de um projeto de extensão no mesmo semestre em que está matriculado em uma disciplina de estágio; ou

(5) se você já realizou estágio no exterior na área do seu curso. Observe que neste caso não é possível solicitar dispensa por estágio no exterior enquanto o estágio estiver em realização. A dispensa somente poderá ser solicitada após a sua conclusão e retorno do aluno ao Brasil. Isto se deve ao fato de que um aluno jamais deve se matricular em nenhuma disciplina caso permaneça mais de um mês fora do território nacional - e isto vale para qualquer disciplina, inclusive as não presenciais, tais como Estágio e TCC. Pedidos de dispensa por estágio no exterior cujo estágio ainda não tenha sido concluído serão negados.

Para solicitar a dispensa, você deve preencher dois documentos, conforme relação abaixo, e deve depositá-los com os devidos anexos na caixa do SAE, que fica na Biblioteca da FCA.

Atenção: obter dispensa de estágio não significa aprovação imediata na disciplina de estágio! Você ainda permanecerá matriculado na disciplina e deve seguir as orientações do docente responsável para obter aprovação - porém, ao invés de tratar de um estágio ao longo do semestre, você desenvolverá a sua situação de trabalho.

Atente-se aos prazos para entrada do pedido de dispensa:

Administrações: solicitar dentro do primeiro mês do semestre letivo

Engenharias: solicitar dentro dos dois primeiros meses do semestre letivo

Documentos para dispensa de estágio: confira abaixo os dois formulários (de requerimento e declaraão) a serem preenchidos. Observe, ainda, que para cada caso há uma série de documentos a serem anexados, os quais constam no formulário "requerimento para o aluno", na parte intitulada "documentação para anexar ao processo".

Vínculo empregatício: Requerimento para o aluno | Modelo de declaração da empresa

Sócio proprietário: Requerimento para o aluno | Modelo de declaração da empresa

Iniciação Científica: Requerimento para o alunoModelo de declaração do professor responsável

Projeto de extensão: Requerimento para o aluno Modelo de declaração do professor responsável

Estágio no exterior: Requerimento para o aluno Modelo de declaração do supervisor responsável

ATENÇÃO: observar no "requerimento para o aluno" quais anexos devem constar no pedido, além dos documentos linkados acima!

Para aprovação na disciplina de estágio: relatório de estágio

Cada docente responsável pela disciplina deve adotar um método diferente para aprovação, de forma que você deve buscar contato com o mesmo para saber quais tarefas deverão ser cumpridas. De todo modo, os docentes são orientados a, no mínimo, solicitar um relatório de avaliação de estágio, conforme documentos a seguir. Você também encontra estes modelos aqui, no site do SAE.

Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura

Administração e Administração Pública

Ciências do Esporte

Atente-se aos prazos para envio dos relatório:

Alunos das Administrações devem entregar o relatório ao final do terceiro mês do semestre, ou seja, faltando um mês para o semestre acabar.

Alunos das Engenharias devem entregar o relatório após três meses e meio do início do semestre, ou seja, faltando 15 dias para o semestre acabar.

Possui dúvidas?

Visite o nosso FAQ FCA - perguntas e dúvidas frequentes FCA - perguntas e dúvidas frequentes.

Aluno de engenharia? Leia o "perguntas frequentes" preparado especialmente para seu curso: Esclarecimentos sobre Estágio

Se você busca o calendário de graduação, acesso aos serviços acadêmicos, formulários e outros, visite o Portal da DAC.

FCA 10ANOS Mateus Sepinho color 240

DIRETORIA DE ENSINO