A Faculdade de Ciências Aplicadas é uma unidade de ensino e pesquisa não departamental, constituída por seus cursos de graduação, núcleos de graduação, programas de pós-graduação, laboratórios e centros de pesquisa, organizações estudantis e pelas diretorias de apoio técnico e administrativo.

A administração superior da Faculdade é composta pela Congregação, pela Diretoria, pelo Conselho Acadêmico, pelo Conselho Administrativo e pelo Conselho das Organizações Estudantis. Ela é responsável pelos processos de gestão, exercendo a tomada de decisões, a execução de ações e projetos e o acompanhamento das ações estratégicas da FCA. A figura abaixo é a representação gráfica da administração superior da FCA. 

 Organograma FCA Superior

A gestão das atividades acadêmicas é exercida pelas comissões permanentes de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa, de Extensão e de Biblioteca. Cada comissão tem uma configuração diferente de membros e de representações. Suas composições são definidas em regimentos internos que consideram as especificidades de cada uma das missões de ensino, pesquisa, extensão e integração, além de garantir a representatividade de posições provenientes dos diferentes campos do conhecimento. A presidência de cada comissão é desempenhada por um coordenador acadêmico, responsável pelos processos finalísticos e pela condução das ações do planejamento estratégico e pedagógico em suas respectivas áreas de atuação, além de exercer a representação de sua comissão junto aos órgãos da administração superior da Faculdade, junto à administração central da Unicamp e junto a órgãos e instituições externas à Universidade. A figura abaixo é uma representação da gestão das atividades acadêmicas e das relações entre as comissões, as atividades acadêmicas organizadas conforme as diferentes missões e as coordenações acadêmicas.

Representação da Gestão Acadêmica

As atividades acadêmicas recebem o apoio técnico e administrativo da Diretoria de Ensino, da Diretoria de Pesquisa e Extensão, da Diretoria de Apoio Técnico, da Diretoria Administrativa e da Diretoria da Biblioteca “Prof. Dr. Daniel Joseph Hogan”. As Diretorias de Apoio Técnico e Administrativo são órgãos executivos dedicados a gestão de processos de apoio e processos de administração e constituem a base da organização do trabalho na Faculdade de Ciências Aplicadas. Elas são constituidas por células de trabalho que desempenham funções específicas, algumas delas agrupadas em seções.

Diretorias de Apoio

A estrutura organizacional da FCA é matricial. Em relação a execução das atividades, as diferentes funções técnicas e administrativas são organizadas em seções e células de trabalho, nas diretorias de apoio, que são articuladas pelos processos finalísticos, geridos pelas coordenadorias acadêmicas. Em relação à governança, as discussões são realizadas em diferentes colegiados, definidos conforme especificidades de cada uma das missões de ensino, pesquisa, extensão e integração, e da representatividade de posições dos diferentes campos do conhecimento, que convergem para o debate nas comissões permanentes. O Conselho Acadêmico reune os coordenadores das comissões permanentes, o Conselho Administrativo reune as diretores das diretorias de apoio e o Conselho das Organizações Estudantis, reune a representação de estudantes. Por fim, a Congregação, como órgão deliberativo superior da FCA, reune representantes docentes, de servidores não docentes, discentes, das coordenadorias acadêmicas e da Direção da FCA.

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
UNICAMP • Campus 2

R. Pedro Zaccaria, 1300
Limeira-SP  •  CEP 13484-350