O Campus 2 da Unicamp em Limeira, que abriga a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), vai receber neste ano a 1ª Mostra de Cursos da Unicamp. O evento terá o objetivo de apresentar aos alunos do Ensino Médio, Pré-Vestibular e a toda comunidade os cursos e áreas de formação acadêmica oferecidos pela universidade. A feira será no dia 30 de maio e as inscrições para escolas têm início em 2 de março e vão até 2 de abril.

O evento será realizado em substituição ao tradicional programa Universidade de Portas Abertas (UPA). Neste ano, está programada uma reforma no Restaurante Universitário, o maior do campus em Campinas, o que vai exigir a utilização de um espaço provisório para servir as refeições na região da Biblioteca Central, além de toda a movimentação de máquinas e pessoas provocada pelas obras em uma área essencial para a realização do UPA, o que inviabiliza o grande evento em Campinas. "Isso está ocorrendo neste ano em caráter excepcional. A partir do ano que vem, retornamos com o modelo de muito sucesso da UPA, que é sempre uma oportunidade boa para que nos visitem e conheçam a Unicamp", explica Teresa Atvars, coordenadora geral da Unicamp.

O Prof. Álvaro D'Antona, atual Diretor da FCA, espera que a iniciativa colabore para o aumento do número de alunos de Limeira e região na Unicamp. "Há muito tempo manifestamos nosso interesse (da FCA e da Faculdade de Tecnologia - FT) na realização de eventos como a UPA, em Limeira. O evento programado para a cidade agora em 2020 será bastante importante para que possamos nos apresentar para um amplo público. Com base no evento deste ano, poderemos organizar outros, quem sabe anualmente."

Já o Prof. Renato Falcão Dantas, atual Diretor da FT,  afirma que receberam a notícia com muita alegria, pois têm certeza que o evento irá colaborar para a divulgação dos cursos que a Unicamp oferece em Limeira. "Será um evento importante tanto para a Unicamp como para a cidade. Será o momento de apresentar Limeira como um importante pólo universitário da região. Vários rankings internacionais colocam a Unicamp como a melhor ou a segunda melhor Universidade da América Latina e a população da região deve ter ciência disso e usufruir das instalações presentes na cidade."

A Prefeitura de Limeira é parceira do evento e irá colaborar com a organização do trânsito e seleção de entidades assistenciais da cidade, as quais participarão vendendo produtos na praça de alimentação que será disponibilizada durante a mostra. Veja também a notícia no site da Prefeitura.

Bloco Verde, térreo • Ensino 1

comunicacao@fca.unicamp.br