Levi Alves Gusmão de Faria, 23, é aluno do curso de Engenharia de Produção e somente neste ano já participou de três hackathons, conquistando o 1º lugar em uma delas.

Levi Alves Gusmão de Faria, 23, é aluno do curso de Engenharia de Produção e somente neste ano já participou de três hackathons, conquistando o 1º lugar em uma delas – o Hackathon Raízen 2019, na qual os competidores tinham que imaginar e propor soluções tecnológicas para o futuro de postos de gasolina. Ficou também com o 2º lugar no Hackathon ClassApp, startup de educação sediada em Limeira e Campinas.

Mas não é só.

No ano passado, quando ainda cursava engenharia mecânica no campus da Unicamp em Barão Geraldo, o aluno participou de dez maratonas de programação, sendo premiado em cinco delas. Além disso, foi um dos organizadores do Health Hack, competição global que ocorreu em diversas cidades do mundo. “Estou sempre atrás dessas competições, acho que agora, durante a graduação, é a hora de participar dessas oportunidades. São excelentes competições de inovação, nas quais é possível colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, além de promoverem excelentes oportunidades de networking. Muita gente não conhece como funciona e tem preconceito, acha que é coisa só para programadores, mas não é – qualquer um pode e deveria participar”.

Levi escolheu mudar seu curso de graduação para Engenharia de Produção em Limeira (prestando vestibular novamente em 2019) pois tem muito interesse em se especializar em Ciência de Dados, área interdisciplinar voltada para o estudo e análise de grandes quantidades de dados para embasar processos complexos de tomada de decisão. "Estou adorando Limeira, pra mim está ótimo morar aqui. Moro perto da Faculdade e fico impressionado com a quantidade de organizações estudantis que existe na Faculdade". 

Na FCA, ele encontrou a disciplina ‘NC 104 – Introdução à Ciência de Dados’, ministrada pelo Prof. Cristiano Torezzan e que “caiu como uma luva” para o currículo que o aluno quer construir durante sua graduação. “Ciência de Dados é uma área que envolve análise estatística, programação e visão de negócio e tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Penso que, num futuro próximo, ter conhecimento sobre este assunto será tão fundamental e básico quanto dominar o excel. É uma área de estudos importante tanto para o mercado quanto para a própria pesquisa científica, mesmo na área de humanas, em análises demográficas ou das eleições, por exemplo”. Levi e mais sete amigos (Emily Zucatti (Engenharia de Alimentos), Gabriel Yamato, Guilherme Correa, Gabriel Davila, Stefany Oliveira, Willian Fujii e Vinnicio Bastos) montaram um grupo de estudos em Ciência de Dados e convidam interessados para participar. “O grupo está aberto para todos que quiserem aprofundar seus conhecimentos de forma colaborativa”. Interessados podem escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Pulse860

 

“Bagagem em ciências humanas é diferencial na formação de engenheiros”

O conjunto de disciplinas de caráter humanístico oferecido pelo Núcleo Geral Comum (Filosofia, Sociologia, Natureza e Sociedade, etc) e o diferencial oferecido por estas disciplinas para a formação também foi responsável por atrair o aluno para Limeira.

“Por mais que estejamos estudando para sermos engenheiros, administradores, etc, penso que ter uma bagagem em ciências humanas é um grande diferencial na formação de um especialista. Qualquer bom engenheiro ou administrador precisa saber cálculo, por exemplo.... então as hard skills não diferenciam ninguém. Agora, se além disso o engenheiro sabe refletir, pensar, analisar e construir pensamento crítico sobre questões relacionadas à realidade como um todo – e não somente à sua área de atuação – isso faz a diferença. Este modelo de ensino é utilizado nas melhores universidades do mundo nos EUA e na Europa e nós aqui na Faculdade temos esta oportunidade...precisamos saber aproveitá-la.”

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
UNICAMP • Campus 2

R. Pedro Zaccaria, 1300
Limeira-SP  •  CEP 13484-350

 

Comunicação 
Bloco Verde, térreo • Ensino 1 

(0xx19) 3701-6656
(0xx19) 3701-6721
comunicacao@fca.unicamp.br