A+ A A-

Página principal | Engenharia de Produção e de Manufatura Áreas de atuação  Docentes | Disciplinas | Como ingressar Documentos | Defesas | English

Engenharia de Produção e de Manufatura

As áreas de engenharia de produção e engenharia de manufatura apresentam uma interessante complementaridade e ocupam papel central em processos produtivos e em sistemas de apoio à decisão. Enquanto a engenharia de produção se dedica principalmente ao planejamento, otimização, projeto e gerência de sistemas sócio-técnicos, a engenharia de manufatura trata de técnicas de fabricação, avaliação e concepção de materiais, produtos e ferramentas. Profissionais de ambas as áreas apresentam formação sólida nas disciplinas fundamentais das ciências exatas (Física, Química, Matemática) e num conjunto amplo de disciplinas específicas das engenharias, além de disciplinas dos campos da Administração e da Economia.

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP foi pioneira na integração das áreas de engenharia de produção e de manufatura, com a criação dos respectivos cursos de graduação em 2009. Mais recentemente, a sinergia entre essas áreas começou a ser explorada também no âmbito da pós-graduação. Desde o início de 2016, o Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (modalidade mestrado acadêmico), criado em 2013, teve seu escopo ampliado e passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de Manufatura (EPM). Tal mudança criou um ambiente fértil no qual os corpos discentes e docentes têm a oportunidade de desenvolver pesquisa em áreas que vão desde a modelagem matemática à concepção de novos materiais.

As áreas de concentração do programa EPM estão alinhadas com as engenharias de produção e de manufatura. Na área “Pesquisa Operacional e Gestão de Processo (POGP)”, as temáticas abordadas incluem métodos de otimização, sistemas de informação e de apoio à decisão, e processos em produção e logística. Por outro lado, na área “Manufatura de Materiais Avançados (MMA)”, o enfoque se dá nas ciências dos materiais, notadamente nos estudos das propriedades de materiais avançados, tanto via laboratorial quanto via simulação computacional, e em processos de fabricação.