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LE704 - Laboratório de Engenharia

 

Ementa

Experimentos em transferência de calor, mecânica de fluidos, termodinâmica, processo de produção e propriedades mecânicas.

4 créditos (60 horas): 3 turmas
Pré-requisitos -

 

Docentes responsáveis

Ana Silvia Prata Soares | Lattes | ana.prata@fca.unicamp.br
Kelly Hofsetz | Lattes | kelly.hofsetz@fca.unicamp.br
Mariana Conceição da Costa | Lattes | mariana.costa@fca.unicamp.br

 

Objetivos da disciplina

Permitir que o aluno realize experimentos de transferência de calor, mecânica de fluidos e termodinâmica de forma a observar os fenômenos que estudou nas disciplinas teóricas. Fazer com que o aluno saiba: identificar operações unitárias envolvidas em diferentes plantas industriais, interpretar processos a partir do desenho esquemático da planta, atuar de maneira genérica nos equipamentos instalados.

 

Objetivo do Projeto desenvolvido na disciplina

A grande dificuldade da implementação de disciplinas de laboratório na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) é o grande número de alunos (120 por turma). Neste contexto, e atentando-se ao fato de que o núcleo de engenharia química deveria ser modificado para os cursos de engenharia de Produção e de Manufatura devido à implementação do projeto pedagógico reformulado, foi feita a remodelagem da disciplina de Laboratório de Engenharia (LE704). O projeto pedagógico da FCA prevê a inserção de projetos e atividades interdisciplinares como forma de melhorar o desempenho do aluno abordando problemáticas da construção do perfil profissional, e entendendo que a aproximação com a sociedade podem ter grande contribuição nesta formação.

Nesta versão, os alunos projetam o próprio equipamento, compreendendo seu funcionamento, sua aplicação em diferentes processos, os custos associados e suas limitações. A dinâmica da disciplina faz com que pequenas empresas sejam geridas, tendo funções hierárquicas estabelecidas pelos próprios alunos. Os alunos coordenam o desenvolvimento do projeto desde sua concepção até a entrega final, ficando responsáveis por demissões e punições “salariais”quando for o caso.

Os alunos devem, ao final do semestre, entregar um relatório contextualizando o equipamento projetado, um manual de operação do equipamento desenvolvido com desenhos esquemáticos utilizando softwares gráficos, a especificação com termos técnicos de todos os materiais utilizados, a solução experimental do “case” formulado no início do semestre e o qual baseou todo o desenvolvimento do trabalho. Espera-se que o problema formulado englobe questões vividas por indústrias como alteração das características do fluido em uma planta durante um processo de bombeamento ou filtração, avaliação de um tipo específico de trocador de calor em um processo ou viabilidade de um equipamento para efetuar determinada operação.

É destinado aos grupos verbas conseguidas através do envolvimento com comerciantes da cidade o que colabora com a troca de experiências entre o meio acadêmico e a sociedade.

Acredita-se que esta modificação venha contribuir para o aprimoramento dos alunos e solucionar um problema de motivação em aulas práticas realizadas com kits didáticos convencionais.

Neste semestre, os seguintes equipamentos foram construídos:

1. Filtro
2. Trocador de calor
3. Bomba
4. Tubo de Pitot
5. Manômetro
6. Medidor de vazão
7. Célula de difusividade
8. Experimento de Reynolds
9. Leito fluidizado
10. Viscosímetro
11. Equipamento para análise de perda de carga