A+ A A-

LE501 - Fenômenos de Transporte

 

Ementa

Sistema e análise dimensional. Balanços baseados em volume de controle. Transporte laminar e turbulento (transferência molecular e convectiva de quantidade de movimento, calor e massa). Propriedade de transporte. Coeficientes de transferência

4 créditos (60 horas)
Pré-requisitos - LE408 / F320

 

Docentes

Ana Silvia Prata Soares (responsável) | Lattes | ana.prata@fca.unicamp.br
José Luiz Brittes (colaborador) | Lattes | jose.brittes@fca.unicamp.br

 

Objetivos da disciplina

Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos das propriedades dos fluidos, dos esforços mecânicos e das leis de conservação de massa, quantidade de movimento e energia. Desenvolver nos alunos o critério de projetos e análise de variáveis importantes. Encorajar, desenvolver e animar habilidades para pensamento criativo na resolução de problemas de engenharia.

 

Objetivo do Projeto desenvolvido na disciplina

A primeira parte do curso é oferecida da maneira tradicional, consistindo da explanação e noções básicas sobre manometria e os balanços globais de massa, energia e quantidade de movimento.

Na segunda parte do curso é dada ênfase à transferência de calor e, ao longo do semestre, os alunos devem desenvolver um equipamento para o uso da sociedade comum cujo funcionamento se baseie no fenômeno em questão. Com o equipamento desenvolvido devem-se extrair as medidas necessárias para confirmarem o modelo matemático que propuseram para dimensioná-lo.

O objetivo é fazer com que os alunos tenham um conhecimento mais profundo dos mecanismos de transferência de calor, consigam aplicar as equações básicas para dimensionar o equipamento, compreendam as dificuldades associadas à resolução destes modelos, entendam a necessidade da escolha adequada da variável física do processo, utilizem metodologias cada vez mais sofisticadas para a coleta de dados experimentais e avaliem suas incertezas. Como consequência, os alunos desenvolvem a confiança para atuarem em projetos. Este semestre, muitos dos projetos desenvolvidos poderiam ser aplicados a comunidades carentes ou com propostas sustentáveis.

 

Exemplos de projetos

Aquecedor solar de baixo custo: foto - modelagem
Refrigeradores sem energia: foto - modelagem
Churrasqueira solar
Controle de irrigação
Refrigerador evaporativo

 

Análises de

Secador de cabelo
Sacola Térmica
Reservatório Térmico
Garrafa térmica