O processo de intercâmbio internacional é gerenciado pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) e publicado por meio de editais. O aluno deve acessar o Portal da DERI para: visualizar os editais; obter modelos de documentos traduzidos; e conferir as universidades estrangeiras parceiras da Unicamp.

O intercâmbio internacional é um importante processo, complementar, de formação profissional e pessoal, oferecido ao aluno, durante o desenvolvimento do curso de graduação da Unicamp. Por isso, a Diretoria de Ensino incentiva e divulga, para os discentes da FCA, por meio eletrônico (via email institucional e por publicação no Facebook), informações sobre os processos seletivos abertos, nos quais, um ou mais cursos oferecidos, pela unidade, têm aderência. Por isso, é muito importante o aluno verificar, regularmente, sua conta de email institucional para tomar ciência das novas oportunidades. 

A Diretoria de Ensino não analisa todos os documentos exigidos no processo seletivo escolhido pelo interessado. O discente deve entregar, nessa área administrativa, somente os documentos que exigem validação da coordenação de graduação, conforme previsto em edital. Os documentos, que precisam dessa validação, devem estar preenchidos, impressos e assinados pelo aluno. O prazo para a coordenação avaliar, os documentos entregues pelos interessados, é de até 3 (três) dias úteis. Após a atuação da coordenação, o aluno é notificado, por email, para comparecer na Diretoria de Ensino e retirar os documentos analisados.

 

Informações Gerais:

I - Inscrição

Na maioria dos editais o aluno deve preencher, imprimir e submeter, à Diretoria de Ensino, o documento Formulário de Inscrição e Plano de Estudos. Nesse documento serão anotadas informações sobre o próprio discente, o seu curso, o processo de seu interesse; as disciplinas a serem cursadas na universidade de destino, etc. O Formulário de Inscrição e Plano de Estudos pode ser acessado a partir do Portal da DERI ou, na maioria dos casos, também é disponibilizado em cada edital, por meio de hyperlinks.

O documento validado pela Coordenação de Graduação e os documentos complementares devem ser digitalizados e as respectivas cópias eletrônicas precisam ser inseridas no Sistema de Serviços Acadêmicos da DAC, na seção de "Internacionalização", no item "Programas de Intercâmbio". Esse é o mesmo sistema usado, semestralmente, pelo aluno, para efetuar matrícula em disciplinas. Para visualizar esse sistema, deve-se acessar o Portal da DAC, clicar no item Estudantes e, em seguida, no ambiente Serviços Acadêmicos.

O interessado pode tentar garantir o aproveitamento de estudos das disciplinas a serem cursadas. Para isso, o discente deve preencher o Formulário de Inscrição e Plano de Estudos e providenciar o programa de cada uma das disciplinas que pretende cursar. Em seguida, os documentos devem ser entregues, na Diretoria de Ensino, para serem submetidos ao coordenador associado de curso no qual o aluno está matriculado. Contudo, para essa análise ser possível, os documentos devem ser entregues, no mínimo, 5 (cinco) dias úteis antes do encerramento das inscrições do edital escolhido.

II - Resultado

O aluno deve verificar, regularmente, a sua conta de email institucional para obter informações sobre a tramitação do processo seletivo escolhido, bem como para inteirar-se sobre possíveis avisos e/ou solicitações complementares. A convocação, do discente selecionado, para o edital em que ele se inscreveu também acontece por email. Além disso, o aluno selecionado deve confirmar, à DERI, também por email, o interesse em efetivar o intercâmbio para o qual ele foi convocado.

III - Afastamento da Graduação por Intercâmbio (Trancamento de Matrícula)

O Afastamento por Intercâmbio não é registrado, pela Unicamp, de forma automática. Por isso, o aluno é o responsável por preencher, imprimir, assinar e entregar, na Diretoria de Ensino, o Formulário de Afastamento da Graduação por Intercâmbio. O discente recebe um email para retirar o documento após a Coordenação de Graduação validá-lo. O aluno deve digitalizar o documento validado e inserir a cópia eletrônica no Sistema Acadêmico da DAC (mesmo procedimento realizado no momento da inscrição). O Formulário de Afastamento deve ser entregue após o aluno confirmar o interesse em participar do intercâmbio para o qual foi selecionado. O limite para a entrega, desse documento, é de até 20 (vinte) dias após o início do semestre no qual o aluno irá participar do intercâmbio. Informações detalhadas sobre esse assunto podem ser obtidas nesta página da DERI.

A prorrogação do intercâmbio pode ser concedida mediante o interesse da instituição estrangeira, a manifestação do aluno, a autorização da coordenação de graduação, da FCA, e a anuência da DERI. O discente interessado, nesse recurso, deve seguir os procedimentos determinados pela DERI, no item 2 (dois), deste tópico

 

Tradução de Documentos Acadêmicos

Alguns processos de intercâmbio exigem a apresentação de um ou mais documentos acadêmicos traduzidos para o inglês. Entretanto, o Sistema Acadêmico, da DAC, oferece documentos apenas em português. Por isso, para conseguir documentos acadêmicos, traduzidos para o inglês, deve-se seguir os procedimentos a seguir:

  • Acessar o Sistema Acadêmico, da DAC, e gerar uma versão atualizada do documento acadêmico desejado;
  • Consultar este ambiente da DERI, localizar, baixar e preencher o modelo de documento acadêmico traduzido desejado (o preenchimento deve ser feito com base nas informações do documento acadêmico em português de referência). Para ajudar na tradução do documento acadêmico, o interessado pode usar as seguintes referências:

     Cursos e Títulos Profissionais Traduzidos (Inglês e Espanhol)

     Títulos das Disciplinas Traduzidos (Inglês e Espanhol)

  • Enviar o documento acadêmico, em português (em formato .PDF) e o documento acadêmico traduzido (em formato editável), para a seguinte conta de email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (informar, nessa mensagem, o número do edital DERI escolhido);

O documento acadêmico, traduzido para o inglês, será conferido, impresso e validado pela coordenação de graduação, desde que as informações estejam corretas. Em até 5 (cinco) dias úteis o interessado é notificado, via email, para comparecer na Diretoria de Ensino e retirar o documento acadêmico traduzido. A Diretoria de Ensino não valida documento acadêmico, traduzido para o inglês, cuja finalidade seja a realização de intercâmbio particular (intercâmbio não gerenciado pela DERI).

 

Aproveitamento de Estudos

Após concluir o intercâmbio universitário, o aluno deve solicitar o aproveitamento de estudos, na Diretoria de Ensino. O prazo para essa solicitação é de até um semestre após a finalização da última disciplina cursada na instituição estrangeira. Para iniciar o processo, o interessado deve apresentar os documentos abaixo indicados, originais, assinados ou registrados com validação eletrônica, impressos e acompanhados de uma cópia simples:

  • Histórico Escolar contendo: a identificação de cada disciplina cursada e aprovada, a nota, a carga horária;
  • Programa Detalhado de cada disciplina cursada;
  • As cópias, dos documentos, também podem ser validadas mediante o recebimento de um email da instituição estrangeira ou da DERI, desde que o documento emitido pela outra Universidade esteja anexado na mensagem. Esse email deve ser enviado/encaminhado para a conta: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • O aluno deve apresentar um documento complementar indicando qual é o critério de aprovação no caso de o Histórico Escolar, emitido pela instituição estrangeira, não informar se ele foi aprovado ou não na disciplina cursada;  

Ademais, deve-se preencher, imprimir e assinar o Formulário de Aproveitamento de Estudos, disponibilizado pela DAC. Nesse formulário, o discente deve indicar, entre outras informações, o nome da disciplina cursada e o código da disciplina, oferecida na Unicamp, a qual ele deseja ser dispensado de cursar. Todos os documentos serão encaminhados ao coordenador associado de curso no qual o discente está matriculado. O resultado do pedido de aproveitamento é enviado, via email, para o aluno dentro do período letivo que o processo foi iniciado.   

 

Alunos Fora dos Requisitos Previstos em Edital

O aluno que não se enquadrar nos requisitos mínimos acadêmicos, solicitados pela DERI, pode apresentar um recurso junto à Diretoria de Ensino, para tentar viabilizar sua inscrição. Para isso, o interessado deve preencher, imprimir, assinar e entregar, na Diretoria de Ensino, o Formulário Para Alunos Fora dos Requisitos para intercâmbio, junto com o seu Histórico Escolar. Ademais, os outros documentos indicados no respectivo edital de interesse, os quais devem ser avaliados pela coordenação, também devem ser anexados a esse recurso. O prazo para a coordenação avaliá-lo é de até 5 (cinco) dias úteis. Após a atuação da coordenação, o aluno é notificado, por email, para comparecer, na Diretoria de Ensino, e para retirar os documentos analisados. O resultado do recurso tem validade até o término do período letivo em que o pedido foi protocolado. 

 

Dúvidas sobre esse processo?

Visite a seção de dúvidas sobre intercâmbio internacional no FAQ - FCA: perguntas e dúvidas frequentes.

 

Diretoria de Ensino:

(19) 3701-6655 / (19) 3701-6704

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