Atividade didática explora relações entre educação, nutrição e cultura

DSC 6258
Grupos desenvolveram atividades de educação alimentar e nutricional a partir de quadros de arte naïf

Desenvolver atividades de educação alimentar e nutricional a partir de quadros de arte naïf, ampliando o olhar sobre a comida tanto nos aspectos nutricionais, quanto na sua importância cultural. Este foi o objetivo da atividade didática desenvolvida por 50 alunos da disciplina "Educação e Comunicação em Nutrição, Alimentação e Cultura", sob responsabilidade da Professora Julicristie M. Oliveira, docente do curso de Nutrição.

Os alunos escolheram telas de artistas que participaram da última bienal de Arte Naïf de Piracicaba, que ocorreu no Sesc da cidade em abril, e, inspirados nos quadros, montaram atividades interativas e discutiram com a comunidade da Faculdade assuntos como: as relações entre comida e as emoções, o receio e a atração pelos alimentos desconhecidos; a importância cultural e nutricional do arroz e suas variedades; preparações típicas do nordeste, com ênfase nos feijões; a comida como marca de distinção social, discutindo o preço dos alimentos versus importância nutricional; a festa junina, a socialização e a história dos seus alimentos típicos; o resgate do hábito de ir à feira e as estratégias de escolha dos alimentos; a importância de se conhecer as frutas de época; e o desperdício dos alimentos e formas de conservação. Veja mais aqui.