Inédita no país, disciplina treinador esportivo desperta interesse de alunos na FCA

treinador 2Vita Haddad, preparador físico da Seleção Brasileira Feminina de basquete, fala aos alunos durante aula da discplina

O curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp está oferecendo neste semestre, de forma inédita, a disciplina de graduação denominada Treinador Esportivo. Apesar de ser uma disciplina eletiva (ou seja, não obrigatória), as 60 vagas esgotaram-se rapidamente assim que as inscrições foram abertas e vários alunos permaneceram na lista de espera – sinal de que o assunto desperta bastante interesse entre os graduandos.

O Brasil é um dos poucos países nos quais a profissão é regulamentada, mas figura do treinador ainda é pouco estudada pela Universidade. Em 1993 foi promulgada a lei 8.650/93, que reconhece a profissão de treinador de futebol e, em 1998, com a lei 9696/98, foi reconhecida a função de treinador esportivo. Entretanto, nos cursos de Ciências do Esporte e Educação Física, é normalmente enfatizado o conhecimento técnico das modalidades esportivas e a discussão mais ampla sobre a figura do treinador, seu conhecimento profissional, interpessoal e intrapessoal fica (ou ficava, até este momento) diluída em outras disciplinas da grade. Veja mais aqui.