Competição interdisciplinar da engenharia está na sétima edição

IMG 2598
Equipe formada apenas por meninas conquistou o segundo lugar da competição. "A diferença de pontuação em relação aos primeiros colocados foi mínima", afirmou a Profª. Ana Pereira. Equipe formada pelas alunas Larissa Vianna Correia, Luisa Garcia Pintor, Isabella Christine Santiago Dibbern, Isabelle Yazigi Leite e Carolina Schettino Silva

A já tradicional competição de carrinhos da engenharia, organizada pelos professores Ana Pereira e Eduardo Okabe, é realizada desde o primeiro ano de funcionamento da Faculdade (2009) e cada edição traz uma proposta diferente: os alunos das engenharias de manufatura e produção já tiveram que construir carrinhos movidos a foguete d'água, catapultas, dispositivos para aparar a queda de um ovo e impedir que ele quebre, carrinhos movidos à ratoeira, etc.

Neste ano de 2015 o desafio foi projetar e construir um protótipo em escala que utilizasse o conceito de aproveitamento da energia da chuva. O protótipo deveria impulsionar um pequeno veículo em linha reta, convertendo a energia potencial de dois litros de água a um metro de altura. Quanto mais as equipes otimizassem a transformação desta energia potencial em energia cinética, ou seja, quanto maiores as velocidades e distâncias percorridas pelos carrinhos, maior seria a pontuação do grupo - além da pontuação de criatividade do projeto. No total, vinte e nove equipes participaram das eliminatórias, sendo que as oito melhores foram classificadas para a etapa final da competição.

A competição é interdisciplinar e vale notas para os alunos nas disciplinas Física Experimental I e Metodologia de Projetos. “Os grupos utilizam os conhecimentos adquiridos nas disciplinas e, deste modo, têm a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos em uma atividade prática”, explica a Professora Ana. A competição também conta com a participação de alunos do curso de Engenharia Física, do campus de Barão Geraldo.

Veja os vídeos das equipes vencedoras da competição de 2015 na fanpage da FCA.