Vista noturna da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp

Vista noturna da Faculdade, em imagem registrada pelo fotógrafo limeirense Wendel Ferraz (maio/2018)

Unicamp Night 1

Inaugurada em 2009, na cidade de Limeira, a 58 km de Campinas, a FCA incorpora uma proposta acadêmica Inovadora na Universidade Estadual de Campinas. Seu projeto pedagógico e estrutura administrativa privilegiam a interdisciplinaridade como recurso capaz de desenvolver as potencialidades dos alunos e professores, formando profissionais aptos a responder mais adequadamente às complexas demandas das sociedades globalizadas do século 21, que requerem soluções provenientes da convergência de diferentes saberes.

A FCA, desde sua criação, nunca adotou a estrutura departamental, criando assim um ambiente altamente propício ao diálogo interdisciplinar. Os cursos de graduação em administração, ciências do esporte, nutrição, engenharia de produção e engenharia de manufatura são permeados pelas disciplinas do Núcleo Geral Comum, que oferecem conteúdos de caráter humanístico e fomentam a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento.

Em consonância com sua inovadora proposta pedagógica, os programas de pós-graduação da Faculdade também apresentam caráter interdisciplinar, combinando as distintas competências presentes no corpo docente da instituição. As opções no mestrado incluem Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo; Engenharia de Produção e Manufatura; Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Administração; e programa interunidades em Política Científica e Tecnológica (em parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp). Oferece ainda os programas de doutorado em Administração e em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo. A produção acadêmica da Faculdade apresenta números compatíveis com os das unidades de ensino e pesquisa mais antigas da Unicamp.

Contemporânea e alinhada com um modelo de produção e ensino-aprendizagem de conhecimento adotado por outras inovadoras instituições no mundo, a FCA assume sua vocação de se antecipar às tendências no ensino e protagoniza uma história de pioneirismo na Unicamp.