Eventos organizados pelo laboratório. Prestação de serviço em geotecnologias.

Aplicações de geotecnologias e impressões em grandes formatos

A Área de Prestação de Serviços (APS) atua na organização e o processamento de dados para o apoio à decisão no setor público e no setor privado.

Nossos serviços técnicos cobrem distintos aspectos desde a coleta até a disseminação de dados, geocodificados ou não.


Organização e processamento de dados

Organização e processamento dos dados em planilhas, bancos de dados ou sistemas de informações geográficas, incluindo, quando necessário, a programação de algoritmos, o uso de métodos de inteligência artificial e de métodos de otimização e de apoio à decisão multicriterial.


Nos casos de dados geocodificados – ou a geocodificar – os serviços incluem:
  • Georreferenciamento de dados: a associação de informações alfanuméricas com uma localização geográfica espacial. O resultado desse processo é a criação uma base cartográfica georreferenciada que pode ser utilizada em análises espaciais.
  • Mapeamento temático e territorial: Representação cartográfica da distribuição espacial de uma grande variedade de dados qualitativos e quantitativos, através de localização pontual ou regionalizada.
  • Inteligência Espacial: Uma visão integrada da coleta, processamento, análise, avaliação e interpretação de dados, com o objetivo de identificar demandas e gerar respostas específicas para cada usuário.
    Os serviços poderão incluir a capacitação dos usuários (clientes), em oficinas ou encontros para apresentação das ferramentas e das formas de uso dos resultados (por exemplo, planilhas, bancos de dados e sistemas de informações geográficas).


Editoração e disseminação de dados/resultados

Preparação e formatação de conteúdos e resultados gerados na APS ou por terceiros, desde a editoração de imagens, tabelas, gráficos, relatórios, mapas, dentre outros documentos para apresentação em formato digital ou impresso, até o formato A1.


Recursos Humanos e materiais

As atividades são realizadas por docentes e pesquisadores do Laboratório Urbanização e Mudanças no uso e cobertura da Terra (L-UM); do Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR) e do Laboratório de Análise de Dados e Apoio à Decisão (LAD2).