O l-UM é integrado por docentes do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS-FCA), alunos de Iniciação Científica, alunos de pós-graduação em vários programas e por pesquisadores (doutores) vinculados aos projetos realizados no laboratório. Nossos projetos articulam docentes e pesquisadores de outras unidades da Unicamp e de outras universidades brasileiras e estrangeiras.

Coordenador do l-UM. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Tenho formação em Ciências Humanas e em Sociais Aplicadas, incluindo Economia (graduação, 1989), Antropologia (mestrado, 1997) e Ciências Sociais (doutorado em Estudos de População, 2003; pós-doutorado em População e Ambiente, 2004).  Participo em projetos de pesquisa nacionais e internacionais sobre População e Ambiente e temas afins, com experiência de campo com populações em áreas rurais da Amazônia e no Nordeste do Brasil (em áreas protegidas e em projetos de colonização). Desde 2009, sou docente da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-Unicamp). Participo do Programa de Pós-graduação de Demografia (IFCH-Unicamp) e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (FCA/Unicamp). Além de coordenar o l-UM, sou pesquisador-colaborador do Núcleo de Estudos de População (NEPO-Unicamp).

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/1771971577733548

Alvaro D'Antona on ResearchGate 

FCA; CHS - FCA

Tenho licenciatura (2002) e bacharelado (2003) em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutorado em Geografia (2008) pelo Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, com pós-doutorado na área de População e Ambiente (2008-2011) no Núcleo de Estudos de População (NEPO/Unicamp). Sou Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp) desde 2012, onde coordeno o Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR) e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICSHA). Participo também do programa de Pós-Graduação em Geografia (IG/Unicamp). Entre meus temas de interesse estão os estudos urbanos, ambientais e populacionais, em especial mobilidade urbana, riscos e vulnerabilidade e experiência metropolitana nos processos de mudanças ambientais, sempre investigados a partir de abordagens teórico-metodológicas da interdisciplinaridade contemporânea.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/3962303942126121

 

Tenho Graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), e Doutorado em Ambiente e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (DAS/NEPAM/IFCH/UNICAMP). Atualmente sou Professor Doutor do Núcleo Geral Comum (NGC), do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) e do Doutorado em Ambiente e Sociedade, todos na (UNICAMP). Atuo como Editor Adjunto da Revista Ambiente e Sociedade, diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Aninter-SH) e diretor da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (Anppas). Tenho atividades de pesquisa sobre sustentabilidade, agroecologia e conservação da sociobiodiversidade.

CV LATTES:  http://lattes.cnpq.br/7518016994573423

Possui graduação em Bacharelado em Humanidades e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2012-2018). Mestra em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - FCA/UNICAMP (2019-2021). Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas - NEPAM/UNICAMP (2021 - 2025). Desenvolve pesquisa acadêmica sobre o tema “Mudanças socioambientais e distribuição espacial no mosaico de áreas protegidas do Espinhaço – Serra do Cabral”. Interessa-se, principalmente, por estudos no campo de População e Ambiente e áreas de conservação, com enfoque em Parques Nacionais. Também se interessa pela abordagem ambiental em estudos interdisciplinares nas áreas de Geociências, Ciências Humanas e Sociais e mapeamento no uso de tecnologias aplicadas para pesquisa.

cv lattes: http://lattes.cnpq.br/9591335885674061

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista - IGCE/UNESP (2017) e mestrado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Campinas - FCA/Unicamp (2019). Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sociedade no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais - NEPAM/Unicamp. Tem atuado desde a graduação nas áreas de Urbanização e dispersão urbana; Distribuição espacial da população; Mobilidade urbana e regional; Planejamento urbano e ambiental; Geoprocessamento e Mudanças no uso e cobertura da terra. No doutorado, pesquisa sobre a relação entre a distribuição espacial da população, trajetórias de uso e fragmentação florestal no Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro.

cv lattes: http://lattes.cnpq.br/9213242037864049

Doutorado em Demografia (IFCH/Unicamp)

Tenho Graduação em Engenharia Agronômica (2007) pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), Mestrado (2012) e Doutorado (2017) em Demografia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UNICAMP). Atualmente sou pesquisadora colaboradora do Laboratório de Urbanização e Mudança no Uso e Cobertura da Terra (L-UM) da FCA-UNICAMP. Com experiência na região da Amazônia desde 2010, pesquiso pelo método misto os processos demográficos do desmatamento, degradação e dinâmica no uso da terra. Atualmente tenho atividades de pesquisa sobre distribuição populacional e dinâmicas socioespaciais, mobilidade e gênero, urbanização e urbanidades no rural.
 

CV Lattes http://lattes.cnpq.br/1746075823052651