O l-UM estuda as consequências da urbanização nos processos de mudanças ambientais e na redistribuição espacial da população.
Integra análises micro, meso e macro para entender dinâmicas de uso e cobertura da terra em suas dimensões sociais, econômicas, populacionais e espaciais.

Gerador de grades estatísticas (GERAGRADE)

Software para otimização de grades estatísticas conforme regras de sigilo

Descrição Geral

O GERAGRADE permite avaliar uma sequência de dimensões de células com o propósito de otimizar a grade estatística, equilibrando a quantidade de células liberadas (que atendem à regra de sigilo) e a máxima resolução espacial possível. O software opera a partir de uma lista de coordenadas geográficas e gera uma lista de opções de grades com um score para cada uma delas.

Como citar:

D’ANTONA, A. de O.; CUNHA, R.; TOREZZAN, C. GERAGRADE. l-UM (Unicamp) : Limeira-SP. <disponível em: http://www.fca.unicamp.br/l-um/index.php/8-projetos/31-geragrade-e-l-cnefe >

 

Processamento dos Endereços do CNEFE-IBGE 2010 (L-CNEFE)

Software para processamento dos endereços urbanos

Descrição Geral

O conjunto de softwares permite ler e selecionar endereços de um bloco de arquivos do Cadastro de Endereços com Fins Estatísticos (CNEFE-IBGE), realizando operações lógicas em lote. Dentre as operações, está aquela que seleciona as coordenadas de domicílios rurais e a que processa endereços urbanos.

A seleção de coordenadas de domicílios, dentre outros pontos registrados no CNEFE, serve como base para mapeamentos e estudos de distribuição da população rural. O software pode processar um lote de arquivos do CNEFE, gerando arquivos consolidados que tornam mais simples a transposição dos dados para um SIG.

Os endereços urbanos servem, por exemplo, para uma aproximação da ocupação urbana (densidade ou concentração) vertical, conforme estimativa do número de pavimentos de cada edificação, ou mesmo da densidade de domicílios particulares em um endereço. O software pode processar um lote de arquivos do CNEFE, gerando arquivos consolidados. O resultado é apresentado por Setor Censitário, levando em conta a Espécie do Endereço.

Como citar:

D’ANTONA, A. de O.; CUNHA, R. Processamento dos Endereços do CNEFE-IBGE 2010. l-UM (Unicamp) : Limeira-SP. <disponível em: http://www.fca.unicamp.br/l-um/index.php/8-projetos/31-geragrade-e-l-cnefe >