ichsa 120  Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

ICHSA_20191028_151932.jpg

O Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas foi criado em 2013. Seu objetivo fundamental é a construção de um profissional acadêmico preparado para atuar no campo interdisciplinar a partir de uma sólida formação teórico-epistemológica e instrumental das ciências humanas e sociais aplicadas.

Forma, portanto, um profissional capaz de: (1) construir pesquisas interdisciplinares estimuladas por problemas concretos do mundo contemporâneo; (2) manejar e utilizar recursos teórico-metodológicos diversos para construir de perspectivas originais de análise; (3) e contribuir para o tratamento cientificamente informado destes problemas. Estas habilidades e competências não se fazem pelo cultivo de um “novo modelo” ou uma “forma pré-definida” de interdisciplinaridade. Cada dissertação espelha de forma mais ou menos significativa as demandas do problema eleito para sua investigação, reforçando a ideia de que a interdisciplinaridade, no caso do ICHSA, não é um tema de investigação, mas é uma atitude e uma forma reflexiva de conceber e produzir conhecimento.

Para tanto, o curso é composto pela área de concentração, “Modernidade e Políticas Públicas”, desdobrando-se, por sua vez, em duas linhas de pesquisa: “Sustentabilidade e Proteção Social” e “Mudanças Tecnológicas e Condição Humana”. A relação entre área de concentração e linhas de pesquisa organiza e articula a produção e atuação dos docentes junto aos discentes, tanto no desenvolvimento das disciplinas quanto das atividades de pesquisa e orientação, dispostas em laboratórios e grupos de pesquisa.

O curso tem duração de 24 meses, a partir do cumprimento de 26 créditos. As disciplinas estão estruturadas em obrigatórias e eletivas. As disciplinas obrigatórias se responsabilizam em oferecer o substrato epistemológico e teórico-metodológico para que, orientadores, coorientadores e discentes possam confeccionar os arranjos interdisciplinares condizentes com os problemas de pesquisa específicos de cada dissertação.

Com estes contornos, o ICHSA busca compor seu quadro discente com estudantes, pesquisadores e profissionais formados das mais diferentes áreas do conhecimento (sejam elas exatas, humanas ou biológicas), mas que estejam dispostos a uma experiência acadêmica interdisciplinar com base e ponto de partida nas ciências humanas e sociais aplicadas.

O ingresso dos discentes no programa se dá através de processo seletivo realizado no segundo semestre de cada ano letivo (outubro-novembro), para ingresso no início do próximo ano letivo (março). O processo é composto de três etapas fundamentais: (1) prova de língua estrangeira, (2) análise de currículo e proposta preliminar de pesquisa (projeto) e (3) entrevista. O contato prévio de candidatos com potenciais orientadores, assim como a participação em disciplinas e grupos de pesquisa, é valorizado e estimulado como forma de gradativa aproximação dos discentes à proposta do Mestrado.

 

Área de Avaliação: Interdisciplinar, Sociais & Humanidades
Nível do curso: Mestrado
Situação do curso: Recomendado pela CAPES 
Previsão de abertura de inscrições: anualmente em outubro-novembro 
Total de créditos para titulação: 26 créditos
(18 créditos em atividades obrigatórias - 8 créditos em atividades eletivas).
Periodicidade da seleção: anual (entre outubro e novembro)
Vagas por seleção: 20
Coordenação: Prof. Dr. Roberto Donato da Silva Júnior


 Agenda de Defesas e Qualificações 

 Bancos de Teses e Dissertações


 

Composta por docentes credenciados ao programa, a Comissão acompanha e supervisiona as atividades do Mestrado iCHSA.

[ICHSA - Informações sobre publicações, projetos, e grupos de pesquisa (em função das necessidades dos programas)]

Todas as disciplinas do programa são oferecidas por dois docentes, que atuam de forma constante e concomitante em sala de aula. Elas são ministradas por todos os docentes, preferencialmente das duas linhas pesquisa, de forma rotativa. O que permite que elas sejam constantemente atualizadas levando-se em consideração a trajetória acadêmica e bibliografia de cada um deles, postas em diálogo e debate junto aos discentes.

Confira aqui as disciplinas oferecidas semestralmente no programa.

Informações sobre condições para se obter o grau de mestre no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - iCHSA.

Os Programas de Pós-Graduação da FCA desenvolvem diversas atividades com impactos na comunidade de Limeira e na sociedade como um todo. Pesquisas, projetos de extensão com empresas dos setores privado e público, cursos de difusão e formação de profissionais qualificados são algumas das ações de Inserção Social de nossos programas, que podem ser consultadas com mais detalhes nesta página. 

Veja a lista dos docentes credenciados ao Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Descrição das áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
UNICAMP • Campus 2

R. Pedro Zaccaria, 1300
Limeira-SP  •  CEP 13484-350

 

DIRETORIA DE ENSINO
Bloco Verde, 1o. andar - Ensino 1

posgrad@fca.unicamp.br
(0xx19) 3701-6655 

Horário de atendimento
Seg. à Sex. das 10h30 às 12h30 / 14h30 à 19h / 20h às 21h30