Para o aproveitamento de estudos, de disciplinas cursada fora do programa, o aluno deve apresentar:

1) Parecer do orientador;

2) Documento da Universidade que comprove aprovação, número de créditos, nome da disciplina e ementa;

3) Formulário Aproveitamento de Estudos impresso, preenchido e já assinado pelo orientador.

Para o aproveitamento de estudos, de disciplinas cursadas do próprio programa, o aluno deve apresentar

1) Formulário Aproveitamento de Estudos impresso, preenchido e já assinado pelo orientador.

Específico à cada programa:

ADMINISTRAÇÃO: fica limitado o aproveitamento de créditos em disciplinas eletivas ao total de 04 (quatro) créditos, no caso do curso de Mestrado, e 08 (oito) créditos, no caso do curso de Doutorado, fora do Programa de Pós-Graduação, até o prazo máximo de 2 anos da conclusão das mesmas.

CNEM: não autoriza aproveitamento de estudos de disciplinas obrigatórias.

ICHSA: fica limitado o aproveitamento de créditos em disciplinas eletivas ao total de 04 (quatro) créditos.

EPM: nada consta.

Como é feita a análise?

A documentação será entregue ao coordenador do programas e apreciado na reunião da comissão, se aprovado o aproveitamento, será apreciada na comissão de pós-graduação da FCA e se aprovado será enviado à DAC para inserção do aproveitamento no histórico do aluno.

Quanto tempo demora até “sair” o aproveitamento?

Todo o processo demora, no mínimo, uns 2 meses, por isso a necessidade de se solicitar com bastante antecedência.

DIRETORIA DE ENSINO

posgrad@fca.unicamp.br