Até o final do segundo período letivo de ingresso, os alunos que tenham sido aprovados em disciplinas de pós-Graduação anteriores ao presente ingresso poderão solicitar o aproveitamento das mesmas, que, após análise circunstanciada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/ FCA), será enviado à Diretoria Acadêmica para providências.

Atenção: alunos especiais e alunos que participaram do programa PIF devem realizar a solicitação de aproveitamento de disciplinas caso queiram efetivar os créditos das disciplinas cursadas antes do ingresso como aluno regular.

Tipos de aproveitamento de estudo

a) por equivalência: quando a disciplina cursada tem similitude e compatibilidade com uma disciplina já existente no catálogo do programa;

b) quando a disciplina cursada não apresenta similitude com uma disciplina já existente no catálogo do programa, porém, mediante apreciação da CPG/FCA, complementa competências relevantes ao aluno no âmbito de sua temática de atuação na pós-graduação.

Documentação necessária

Para aproveitamento de estudos de disciplinas cursadas fora do programa, o aluno deve apresentar

1) Parecer do orientador justificando o aproveitamento;
2) Documento emitido pela Instituição de Ensino Superior responsável pela disciplina realizada que comprove aprovação, numero de créditos, nome da disciplina e ementa;
3) Formulário Aproveitamento de Estudos impresso, preenchido e já assinado pelo orientador.

Para aproveitamento de estudos de diciplinas cursadas do próprio programa, o aluno deve apresentar:

1) Formulário Aproveitamento de Estudos impresso, preenchido e já assinado pelo orientador.

Pontos específicos de cada programa

Administração: fica limitado o aproveitamento de créditos em disciplinas eletivas ao total de 4 (quatro) créditos, no caso do curso de Mestrado, e 8 (oito) créditos, no caso do curso de Doutorado, fora do Programa de Pós-Graduação, até o prazo máximo de 2 anos da conclusão das mesmas.

Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo: Somente avalia aproveitamento de estudos de disciplinas obrigatórias, caso o aluno tenha cursado as mesmas no próprio programa. Não serão aceitas solicitações de Aproveitamento de Estudos para disciplinas obrigatórias feitas por alunos do CNEM em outras unidades. Tais disciplinas poderão compor apenas a lista de eletivas cursadas pelo aluno, desde que o mesmo solicite aproveitamento como eletiva e seja aprovado pela comissão do PPG-CNEM.

Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: fica limitado o aproveitamento de créditos em disciplinas eletivas ao total de 4 (quatro) créditos.

Engenharia de Produção e de Manufatura: O aluno do programa poderá ter no máximo 8 (oito) créditos das disciplinas cursadas em outros programas da UNICAMP ou de outra instituição.

Regulamentação Geral: Deliberação CONSU-A-022/2018

DIRETORIA DE ENSINO