LABEDI

Laboratório de Estudos da Dor e Inflamação (LABEDI)

Localização: Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (campus II Limeira).

Sala LA419/LD15 – Bloco I de Pesquisa

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Cláudia G. Oliveira Fusaro Lattes

Contato dos docentes disponível neste link: Corpo Docente

Grupo de pesquisa do CNPq: LABEDI – Laboratório de Estudos da Dor e Inflamação

O LABEDI - Laboratório de Estudos da Dor e Inflamação pesquisa mecanismos neurofisiológicos e inflamatórios envolvidos no desenvolvimento das condições dolorosas agudas e no processo de cronificação e manutenção das mesmas. Além disso, investiga abordagens terapêuticas que possam minimizar ou prevenir o estabelecimento de condições dolorosas crônicas. Dentre as abordagens terapêuticas, são alvos o exercício físico, compostos endógenos e fármacos. Para isso são utilizadas diferentes técnicas de farmacologia comportamental e biologia molecular. Os projetos desenvolvidos no LABEDI são realizados com parcerias nacionais e internacionais. O LABEDI também possui como vocação a formação de recursos humanos de elevado nível técnico e científico crítico, baseados em preceitos éticos.

Equipamentos de pesquisa: Analgesímetro de pressão tipo Randall – Selitto, Caixas de observação de comportamento espontâneo, Eletroestimulador, Máquina de Anestesia Inalatória, Estante Ventilada, Espectrofotômetro, Lavadora de microplacas, Agitador de microplacas, Banho Maria, Estufa de secagem, Ultrafreezer, Capela de exaustão, Balanças Analítica e Semi-analítica, pHmetro, vortex, spin, agitador com aquecimento, geladeira e freezer convencionais.

Atividades de Extensão Permanentes:

1. Oficinas de Educação e Difusão de conhecimento do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades

O projeto faz parte das ações de extensão do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades e tem como objetivo propor ações educativas voltadas para adolescentes, estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Limeira, para conhecimento da etiologia da obesidade, suas comorbidades e dos danos associados ao ganho de peso, com o intuito de prevenir o desenvolvimento dessas enfermidades por meio de medidas de intervenção nutricionais e esportivas.

1. Programa de Qualidade de vida do servidor da Prefeitura Municipal de Limeira

O projeto é realizado em parceria com a prefeitura municipal da cidade e com docentes dos cursos de Nutrição e Ciências do Esporte. O objetivo é conhecer as condições de saúde e qualidade de vida dos servidores da Prefeitura Municipal de Limeira e desenvolver ações que colaborem para sua melhoria (Controle e Prevenção de Burnout; Ginástica Laboral, Preparação para a aposentadoria; Sono e dor crônica e qualidade de vida; Prevenção e controle de doenças crônicas não-transmissíveis).

FCA 10ANOS Mateus Sepinho color 240

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO