Laboratório de Biologia Molecular do Exercício (LABMEX)

Localização: – Bloco II de pesquisa da FCA – LA577A

Histórico:

O Laboratório de Biologia Molecular do Exercício foi criado no ano de 2013 e situa-se na Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (campus II Limeira). O Laboratório é coordenado por três docentes doutores que desenvolvem seus projetos em colaboração. O LABMEX é um dos laboratórios vinculado ao Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da UNICAMP (do inglês Obesity and Comorbidities Research CenterOCRC), financiado com recursos Fapesp. Além disso, o laboratório realiza colaborações em pesquisa com outros importantes centros nacionais e internacionais de pesquisa. O LaBMEx desenvolve projetos de pesquisa na área de biologia molecular aplicada ao exercício físico, envolvendo aspectos relacionados ao metabolismo celular em modelos experimentais e em humanos. Em especial, o laboratório tem investigado os efeitos do exercício físico sobre mecanismos moleculares associados a obesidade, resistência à insulina, sarcopenia, inflamação, ingestão alimentar, gasto energético, entre outros.

Membros:

Prof. Dr. Eduardo Rochete Ropelle

Prof. Dr. José Rodrigo Pauli
Prof. Dr. Leandro Pereira de Moura

Contato dos docentes disponível neste link: Corpo Docente

Linhas de pesquisa desenvolvidas no Laboratório:

- Exercício físico e mecanismos moleculares de resistência à insulina

- Exercício físico e mecanismos moleculares de controle da ingestão alimentar

- Exercício físico e captação de glicose dependente e independente de insulina

- Exercício Físico e processo de envelhecimento, sarcopenia, autofagia e inflamação

- Exercício físico e mecanismos moleculares associados aos distúrbios metabólicos na obesidade, diabetes e envelhecimento

- Exercício físico e nutrientes e seus efeitos intracelulares na saúde e no desempenho

Atividades de Extensão Permanentes:

1. Oficinas de Educação e Difusão de conhecimento do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades

As oficinas fazem parte do projeto composto de ações de extensão do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades e tem como objetivo propor ações educativas voltadas para adolescentes, estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Limeira, para conhecimento da etiologia da obesidade, suas comorbidades e dos danos associados ao ganho de peso, com o intuito de prevenir o desenvolvimento dessas enfermidades por meio de medidas de intervenção nutricionais e esportivas.

1. Curso de Obesidade e Diabetes: Fisiopatologia e Sinalização Celular.

Este curso reúne as informações fronteiriças, acerca da biologia molecular do exercício e dos nutrientes. Aqui o conhecimento pode ser adquirido através de uma linguagem acessível e atualizada.

Principais Equipamentos:

• Sonicador
  • Centrífuga de microtubos refrigerada;
  • Balanças analítica e de precisão;
  • Racks ventilados com mini-isoladores para manutenção dos animais de experimentação;
  • Cabine de segurança;
  • Sistema de fotodocumentação;
  • Leitor de placas de ELISA;
  • Sistemas completos de eletroforese e eletrotransferência (Western Blot);
  • Biofreezer (-80 C);
  • Banhos-maria, shakers, pHmetros, estufa, sistema de purificação de água, fontes para eletroforese, balanças, geladeira e freezer convencional, máquina de gelo.
  • Ergômetros para exercício de roedores (natação, corrida e resistido);
  • Sistema de caracterização da bioenergética mitocondrial (Oroboros)
  • Aparelho Estereotaxico
  • Bombas de infusão/Clamp