labdme

Laboratório de Distúrbios do Metabolismo (LabDMe)

Localização: Sala LD23 – Bloco I

Histórico:

O Laboratório de Distúrbios do Metabolismo foi criado no ano de 2012 e situa-se na Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (campus II Limeira). O Laboratório é coordenado por quatro docentes que desenvolvem seus projetos em colaboração. O LabDiMe é um dos laboratórios vinculado ao Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da UNICAMP (do inglês Obesity and Comorbidities Research CenterOCRC), financiado com recursos Fapesp. O laboratório tem investigado, em diferentes modelos experimentais de obesidade, os mecanismos moleculares associados a autofagia, os efeitos de processos inflamatórios e de fontes lipídicas distintas sobre o metabolismo energético, a programação metabólica materna e os desfechos fetais.

Membros:

Prof. Dr. Marcio Alberto Torsoni (Responsável) | Lattes

Prof. Dra. Adriana Souza Torsoni | Lattes

Prof. Dra. Marciane Milanski | Lattes

Prof. Dra. Leticia Martins Ignacio de Souza | Lattes

Contato dos docentes disponível neste link: Corpo Docente

Grupo de pesquisa do CNPq: Distúrbios do Metabolismo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7155556641435810

Linhas de pesquisa desenvolvidas no Laboratório:

- Metabolismo materno e programação metabólica dos desfechos fetais e neonatais associados à obesidade

- Programação obesogênica do metabolismo hepático fetal

- Efeito do consumo de dieta hiperlipídica sobre o comportamento alimentar e a resposta anti-inflamatória em modelo experimental animal

- Efeito do consumo de dietas ricas em gordura saturada e interesterificada no desenvolvimento de doenças metabólicas

Publicações:

Busca Labdime Pubmed

Atividades de Extensão Permanentes:

1. Oficinas de Educação e Difusão de conhecimento do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades

O projeto faz parte das ações de extensão do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades e tem como objetivo propor ações educativas voltadas para adolescentes, estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Limeira, para conhecimento da etiologia da obesidade, suas comorbidades e dos danos associados ao ganho de peso, com o intuito de prevenir o desenvolvimento dessas enfermidades por meio de medidas de intervenção nutricionais e esportivas.

1. Programa de Qualidade de vida do servidor da Prefeitura Municipal de Limeira

O projeto é realizado em parceria com a prefeitura municipal da cidade e com docentes dos cursos de Nutrição e Ciências do Esporte. O objetivo é conhecer as condições de saúde e qualidade de vida dos servidores da Prefeitura Municipal de Limeira e desenvolver ações que colaborem para sua melhoria (Controle e Prevenção de Burnout; Ginástica Laboral, Preparação para a aposentadoria; Sono e dor crônica e qualidade de vida; Prevenção e controle de doenças crônicas não-transmissíveis).

Principais Equipamentos:

• Sonicador
  • Espectrofotômetro;
  • Centrífuga de microtubos refrigerada;
  • Balanças analítica e de precisão;
  • Racks ventilados com mini-isoladores para manutenção dos animais de experimentação;
  • Espectrofotômetro UV/VIS;
  • Aparelho de anestesia inalatória, com adaptador para camundongos;
  • Termociclador convencional;
  • Termociclador para PCR em Tempo Real;
  • Incubadora de CO2;
  • Cabine de segurança;
  • Microscópio óptico invertido;
  • Microscópio de fluorescência;
  • Criostato;
  • Sistema de fotodocumentação;
  • Leitor de placas de ELISA;
  • Sistemas completos de eletroforese e eletrotransferência (Western Blot);
  • Biofreezer (-80 C);
  • Banhos-maria, shakers, pHmetros, estufa, sistema de purificação de água, fontes para eletroforese, balanças, geladeira e freezer convencional, máquina de gelo.

FCA 10ANOS Mateus Sepinho color 240

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO