(Para maiores detalhes sobre o estágio obrigatório, leia o Manual do Estágio Obrigatório das Administrações ou o Manual do Estágio Obrigatório das Engenharias.)

O Estágio é parte complementar de todos os cursos oferecidos pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) - Unicamp. Sua finalidade é a formação através da reflexão sobre as atividades profissionais, sob orientação de um docente do curso. O estágio obrigatório é aquele previsto no Currículo Pleno de todos os cursos, cuja carga horária é requisito para aprovação, integralização curricular e obtenção de diploma. O estágio não-obrigatório não integra no Currículo Pleno, de forma que é opcional ao aluno - ou seja, é extracurricular. Na FCA, toda a gestão dos estágios é realizada pelo Serviço de Apoio ao Estudante - SAE, sendo de responsabilidade da Diretoria de Ensino apenas as disciplinas correspondentes aos estágios obrigatórios.

Vale ressaltar que para um trabalho se caracterizar como estágio (obrigatório ou não) a autorização da faculdade é exigida; a faculdade (FCA - Unicamp)  concede esta autorização mediante a conclusão de uma certa porcentagem mínima do curso, ou seja, ela impõe restrições de Coeficiente de Progressão (CP) mínimo para cada curso, como vê-se a seguir.

Coeficiente de Progressão (CP) mínimo para estágio extracurricular:

  • • Administração e Administração Pública: CP maior ou igual a 0,25 (25% do curso concluído);
  • • Nutrição, Ciências do Esporte, Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura: CP maior ou igual a 0,40 (40% do curso concluído).

Caso você tenha o Coeficiente de Progressão (CP) mínimo para estágio extracurricular, você deve ficar atento às oportunidades de estágio divulgadas pelas empresas e pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) através do e-mail institucional e do Facebook para concorrer às vagas através de processo seletivo organizado pela própria empresa. Após, se a empresa já for conveniada à Unicamp, ela te entregará um Termo de Estágio assinado, que você deve entregar no SAE na FCA. Se ela não for, para te contratar como estagiário ela deverá primeiramente se conveniar no site do SAE, clicando em “Cadastrar novo usuário” > “Nova empresa” e seguindo os passos seguintes. Entregando o Termo de Compromisso de estágio no SAE, ele passa a ser reconhecido pela universidade.

Coeficiente de Progressão (CP) mínimo e outras condições para estágio obrigatório:

No caso do curso de Nutrição, você deve matricular-se nas disciplinas de estágio e, em reunião entre alunos e coordenação, as condições do estágio serão definidas. No caso dos demais cursos da Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA (Engenharias, Ciências do Esporte e Administrações), você deve ficar atento às oportunidades de estágio divulgadas pelas empresas e pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) através do e-mail institucional e do Facebook para concorrer às vagas através de processo seletivo organizado pela própria empresa. Após, se a empresa já for conveniada à Unicamp, ela te entregará um Termo de Estágio assinado, que você deve entregar no SAE - Serviço de Atendimento ao Estudante na FCA. Se ela não for, para te contratar como estagiário ela deverá primeiramente se conveniar no site do SAE, clicando em “Cadastrar novo usuário” > “Nova empresa” e seguindo os passos seguintes.

Entregando o Termo de Compromisso de estágio no Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), ele passa a ser reconhecido pela universidade, mas para o cumprimento das horas necessárias para Estágio Obrigatório como previsto no Currículo Pleno de seu curso, você deve aguardar o próximo período de matrículas em disciplinas para se matricular no Estágio, utilizando a sigla de estágio do seu curso, como pode ser encontrado no seu catálogo (Catálogos de cursos > catálogo do seu ano > “cursos” > “relação dos cursos” do ano > sua área > seu curso > “currículo pleno”).

Os Coeficientes de Progressão (CP) mínimos para cada curso são:

  • • Administração e Administração Pública: CP maior ou igual a 0,58 (58% do curso concluído);
  • • Nutrição, Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura: CP maior ou igual a 0,50 (50% do curso concluído);
  • • Ciências do Esporte: CP maior ou igual a 0,50 (50% do curso concluído) com autorização da coordenação, ou CP maior que 0,68 (68% do curso concluído).

Cumprindo o Coeficiente de Progressão (CP) mínimo, quando você for se matricular na disciplina, no campo “turma” no sistema da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) você deve colocar a sigla do orientador de estágio que você deseja (ver em site da DAC > “Estudantes” > “caderno de horários” > período desejado > FCA > disciplina referente ao seu estágio). Se você já tiver conversado com o professor que você deseja ter como orientador, é mais provável que sua matrícula seja aceita; porém, há sempre a possibilidade de alocação para outro orientador, de forma a distribuir melhor o número de alunos e docentes orientadores. A Diretoria de Ensino recomenda que você busque ter como orientador do estágio o mesmo orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), caso você esteja cursando as duas disciplinas ao mesmo tempo, para facilitar a comunicação. Após ser aprovado na matrícula, busque contato com seu orientador  do estágio.

Para maiores detalhes sobre o estágio obrigatório, leia o Manual do Estágio Obrigatório das Administrações ou o Manual do Estágio Obrigatório das Engenharias. Para mais informações e especificidades de cada curso, você pode acessar os links abaixo, que também estão disponíveis no site da FCA > Na barra superior “Graduação” - “Estágios”.

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
UNICAMP • Campus 2

R. Pedro Zaccaria, 1300
Limeira-SP  •  CEP 13484-350

 

DIRETORIA DE ENSINO
Bloco Verde, 1o. andar - Ensino 1

secgrad@fca.unicamp.br
(0xx19) 3701-6655 

Horário de atendimento
Seg. à Sex. das 10h30 às 12h30 / 14h30 à 19h / 20h às 21h30