A validação de disciplinas cursadas no exterior ocorre de forma semelhante ao aproveitamento de estudos por disciplinas cursadas em outras IES - Instituições de Ensino Superior (ver pergunta acima).  Você tem o prazo de um semestre para solicitar o aproveitamento, e deve entregar na Diretoria de Ensino os documentos listados abaixo, impressos e com identificação e assinatura do responsável da outra universidade. Deve-se ressaltar que se o intercâmbio foi intermediado pela DERI (Diretoria Executiva de Relações Internacionais) - Unicamp, o aluno é dispensado de traduzir os documentos desde que o docente responsável pela verificação do pedido de aproveitamento de estudos domine a língua em que os documentos foram registrados; agora, caso o intercâmbio tenha sido realizado sem intermediação da Unicamp, o aluno deve seguir as orientações da Diretoria Acadêmica, que regulamenta de formas diferentes a depender da Universidade na qual o intercâmbio foi realizado.

• • histórico escolar ou certificado de estudos contendo a identificação de cada disciplina cursada, a nota, a carga horária e a situação (aprovada ou reprovada);
  • • o programa detalhado de cada disciplina cursada;
  • • o formulário de aproveitamento de estudos preenchido;

DIRETORIA DE ENSINO

secgrad@fca.unicamp.br