Exatamente, esse processo é chamado intercâmbio nacional e ocorre quando um aluno de uma universidade cursa disciplinas em outra universidade no mesmo país. O aluno pode optar por trancar a matrícula na Unicamp durante um semestre, no máximo dois (ver acima pergunta sobre trancamento de matrícula), para cursar as disciplinas na universidade desejada ou, então, pode manter disciplinas em ambas as universidades, caso lhe seja viável.

Para conseguir o intercâmbio nacional, o primeiro passo que você deve dar é buscar saber, junto à universidade de interesse, quais são os prazos de inscrição para estudante especial, e quais disciplinas serão oferecidas no semestre em questão. Após fazer essa verificação, você deve preencher e imprimir o plano de estudos, cujo modelo deve ser solicitado no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para então entregá-lo na Diretoria de Ensino da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA - Unicamp) impresso juntamente com o programa de cada disciplina que você pretende cursar na outra universidade. Não é necessário entregar o programa das disciplinas equivalentes oferecidas pela FCA, pois este material já é de acesso da Diretoria de Ensino. Em seguida, o seu pedido para cursar disciplinas em outra instituição será analisado pelo coordenador associado do seu curso. Essa análise deve ser feita antes de você cursar as disciplinas na outra instituição, para que você não corra o risco de cursar disciplinas que posteriormente não possam ser validadas em sua integralização. Se você for autorizado, será notificado no e-mail institucional com as devidas orientações para prosseguir junto à unidade onde você cursará a(s) disciplina(s).

Para efetivar o aproveitamento de estudos após ter cursado as disciplinas na outra universidade em caso de aprovação, siga os passos descritos na pergunta 1.1.1.m), acima.

Observações:

• • De acordo com o Regimento Geral de Graduação, o aluno poderá aproveitar a(s) disciplina(s) cursada(s) em outras instituições de ensino superior até o limite de 25% do total de créditos necessários para a integralização de seu curso;
  • • você deve verificar quais são os procedimentos exigidos pela outra instituição de ensino em que deseja cursar disciplinas. A autorização concedida pela FCA é apenas uma garantia do aproveitamento das disciplinas cursadas e aprovadas;

DIRETORIA DE ENSINO

secgrad@fca.unicamp.br