O teste de proficiência em disciplina é a verificação de conhecimentos que  permite dispensar o estudante de cursar disciplinas obrigatórias ou eletivas de seu currículo pleno. Você pode se submeter ao  teste de proficiência apenas uma vez em cada disciplina, desde que não registre nenhuma reprovação ou desistência na disciplinam que se deseja realizar a proficiência. Somente no caso de língua estrangeira, o teste de  proficiência pode ser realizado mais de uma vez. Vale lembrar que não é toda disciplina que oferece teste de proficiência.

Para consultar os testes de proficiência disponíveis, você deve acessar o página da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > área “Estudantes” > área “Teste de Proficiência” > na barra superior, “Teste de Proficiência > opção “Oferecimento” > “Consultar oferecimento”. Agora, para se inscrever, você deve consultar o Calendário Escolar de Graduação no site da DAC para verificar o período de inscrição para o teste desejado, e, no período correto, realizar a sua inscrição na mesma área citada, na opção “Inscrição” > “Registrar Inscrição” na barra superior da tela. O estudante  aprovado no teste terá a disciplina registrada em seu histórico escolar, sendo-lhe concedidos os respectivos créditos.

DIRETORIA DE ENSINO

secgrad@fca.unicamp.br