O reingresso é uma forma prevista no Regimento da Unicamp em que um aluno já formado em um curso da Universidade pode solicitar ingressar em um novo curso, sem a necessidade de ser aprovado no vestibular novamente, e sem a necessidade de haver vaga remanescente no curso e ano da turma ao qual o candidato ingressará. Porém, o reingresso do curso no qual você se formou para o curso desejado deve ser previsto pela Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC), previsão esta disponível no site da DAC > “Estude na Unicamp” > “Reingresso”. Na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA - Unicamp), o reingresso é possível de Nutrição para Ciências do Esporte e vice-versa, e é possível também dos extintos cursos de Gestão (de Empresas, de Políticas Públicas, do Agronegócio, e de Comércio Internacional) para os cursos de Administração e Administração Pública. Para solicitar o reingresso, deve-se preencher o formulário de solicitação de reingresso do site da DAC, e levá-lo então à Diretoria de Ensino da FCA dentro do período estipulado pelo calendário da DAC.

Outra forma de ingressar um novo curso da Unicamp sem necessidade de prestar vestibular novamente, é já sendo formado em um curso pela Unicamp e já tendo cursado pelo menos 50% do curso pretendido - podendo assim solicitar a complementação de currículo. Por exemplo, se você é formado em Engenharia de Produção na Unicamp e deseja ingressar em Administração, uma vez que estes cursos não permitem reingresso de um para outro, você pode tentar a complementação de currículo. Caso você já tenha 50% dos créditos de Administração, e caso ainda haja vaga para o curso pretendido após o processo de remanejamento interno, você será contemplado.  Para realizar tal solicitação, você deve preencher o formulário de complementação de currículo para alunos formados pela Unicamp e deve entregá-lo impresso na Diretoria de Ensino da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp) dentro dos prazos estipulados pelo Calendário Escolar de Graduação (geralmente o período para essa solicitação é o mesmo que para a solicitação de Remanejamento Interno).

Uma terceira forma de ingressar na Unicamp sem o vestibular é concorrendo às vagas remanescentes, que são aquelas que não são preenchidas após o reingresso e a complementação de currículo, e que serão ocupadas mediante realização de prova e análise de currículo. Podem ocupar estas vagas alunos de graduação da Unicamp que desejam mudar de curso ou alunos de outras instituições de ensino superior que desejam transferir sua graduação para a Unicamp. Este ingresso é controlado pela Comvest - Comissão Permanente para os Vestibulares, e todas as especificações exigidas, documentos, taxas, provas e etapas são explicados em seu portal Comvest > “formas de ingresso”, na barra superior > “vagas remanescentes”. Nesta mesma página, todas as datas de interesse podem ser consultadas.

Por fim, uma quarta forma de ingressar na Unicamp é através da transferência ex-officio, regulamentada por lei, para servidor federal civil ou militar estudante ou para seus dependentes estudantes, em caso de mudança de cidade por transferência em ofício. Mais detalhes e a relação de documentos exigidos para a transferência podem ser consultados na página da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “Estude na Unicamp” > “Transferência Ex-Officio”.

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
UNICAMP • Campus 2

R. Pedro Zaccaria, 1300
Limeira-SP  •  CEP 13484-350

 

DIRETORIA DE ENSINO
Bloco Verde, 1o. andar - Ensino 1

secgrad@fca.unicamp.br
(0xx19) 3701-6655 

Horário de atendimento
Seg. à Sex. das 10h30 às 12h30 / 14h30 à 19h / 20h às 21h30