A integralização curricular é um documento que mostra todas as disciplinas já cursadas pelo aluno de graduação, bem como as disciplinas que ainda devem ser cursadas, o coeficiente de rendimento do aluno, a classificação do aluno na turma, entre outras informações.

A integralização pode ser acessada através do portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “Estudantes” > serviços acadêmicos > botão “integralização curricular”. Observe que há, na parte inferior da integralização, uma extensa legenda dos códigos utilizados.

Algumas dúvidas frequentes relacionadas à integralização e suas respostas encontram-se abaixo:

  • Quando a minha integralização indica que ainda preciso fazer um certo número créditos de eletiva, ela já está considerando as eletivas que estou cursando atualmente ou não?

A integralização já considera as matérias que vocês está cursando, considerando que você será aprovado nas disciplinas nas quais você está matriculado. Suponhamos que sua integralização aponta que você ainda deve cursar 2 créditos de eletivas, e você atualmente está matriculado em uma eletiva de 4 créditos. Se você for reprovado nessa eletiva, você ainda deverá cursar 6 créditos de eletiva.

  • Como funciona a atualização da integralização? De quando em quando ocorre?

A integralização é atualizada constantemente pela Diretoria Acadêmica - DAC, mas o resultado destas atualizações só chega aos alunos periodicamente. É válido ressaltar que o aluno deve sempre conferir a data em que sua integralização foi atualizada pela última vez no topo da página de integralização. Se um professor divulga as notas finais de uma disciplina antes do prazo estipulado pelo Calendário de Graduação, por exemplo, isso não significa que neste mesmo instante a sua integralização refletirá a sua situação atual - aprovado ou reprovado na disciplina.

  • Na minha integralização está aparecendo uma mensagem referente aos créditos faltantes para cumprimento da carga mínima. O que é isso?

Esta mensagem aparece, geralmente, quando uma disciplina passa por uma redução de créditos na troca de um catálogo para outro. Suponha que a disciplina XY123 era, no catálogo 2012, de 6 créditos, mas para o catálogo 2014 passou a ser de apenas 4 créditos. Se você é um aluno originalmente do catálogo de 2012, mas cursou essa disciplina em 2014, ela contará apenas 4 créditos na sua integralização, o que te fará ficar devendo 2 créditos para o cumprimento da carga mínima do seu catálogo. Assim, a mensagem referida aparecerá. Para sanar os créditos faltantes, você deverá cursar uma disciplina extracurricular a sua escolha.

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
UNICAMP • Campus 2

R. Pedro Zaccaria, 1300
Limeira-SP  •  CEP 13484-350

 

DIRETORIA DE ENSINO
Bloco Verde, 1o. andar - Ensino 1

secgrad@fca.unicamp.br
(0xx19) 3701-6655 

Horário de atendimento
Seg. à Sex. das 10h30 às 12h30 / 14h30 à 19h / 20h às 21h30