Sim, as matrículas nas disciplinas para o semestre seguinte, além de obrigatórias, são de responsabilidade dos alunos. Elas devem ser efetuadas sempre nos períodos previstos pelo Calendário Escolar de Graduação da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC), que normalmente estão próximos ao fim de cada semestre (início de Julho para matrículas para o segundo semestre do ano, e início de Dezembro para matrículas para o primeiro semestre do ano seguinte). Assim, você deve realizar o procedimento de matrícula em disciplina todo semestre.

Como eu posso verificar quais disciplinas eu ainda devo cursar e quais disciplinas serão oferecidas no próximo semestre?

Para escolher quais disciplinas cursar, você deve considerar a proposta para cumprimento de currículo do seu curso (acesse o catálogo do seu curso > “cursos” > “relação dos cursos” do ano do catálogo > área do seu curso > seu curso > “proposta para cumprimento de currículo”). Clicando em cada uma das disciplinas, você consegue verificar sua ementa e se há ou não pré-requisitos, e quais. Você também pode checar a sua integralização curricular (ver pergunta abaixo para dúvidas) para saber quais disciplinas você já cursou e quais ainda restam cursar. Por fim, a Diretoria de Ensino da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) sempre divulga em sua página no Facebook e no site institucional (aba graduação > disciplinas > horários), antes do início do período de matrículas, uma proposta da grade de todas as disciplinas que serão oferecidas no semestre seguinte, com o horário de cada turma e professor responsável. É infrequente casos em que esta proposta altera-se, mas a versão oficial e definitiva consta à partir da data estipulada no Calendário Escolar de Graduação no portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “estudantes” > “caderno de horários” > “disciplinas desejadas” no período desejado dentro de “graduação” > FCA > verificar horários oferecidos acessando cada disciplina.

Por fim, como realizo a matrícula?

Com a relação das disciplinas que você pode e deve cursar, como visto acima, você deve montar a sua grade horária semanal para o próximo semestre, cuidando para não colocar duas disciplinas em um mesmo dia e horário. Após, acesse o portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > Estudantes > SIGA > selecione “Cadastros” na barra superior > “atualizar dados cadastrais de aluno”. Preencha os campos e clique em confirmar, abaixo. Depois, portal da DAC > Estudantes > Serviços Acadêmicos > Requerimento de Matrícula > preencha com tipo “normal”, o código do seu curso (veja aqui qual é o código do seu curso) e o nível “graduação” e aperte “confirmar”. E seguida, preencha em cada campo o código da disciplina (geralmente duas letras e três número) e, no campo ao lado, a turma - lembrando que cada turma ocorre em um dia e horário diferente conforme divulgado pela Diretoria de Ensino.

Após realizar a solicitação, salve a tela final do requerimento para possuir uma garantia em caso de falha no sistema. Você pode verificar no dia seguinte a confirmação do envio do pedido de matrícula em “Acompanhar Requerimentos Processados” na mesma janela onde você acessou o “Requerimento de Matrícula”. Caso você tenha se esquecido de incluir uma disciplina ou deseje realizar qualquer tipo de alteração, se ainda estiver dentro do prazo de solicitação de matrícula, basta enviar novamente toda a relação das disciplinas desejadas, incluindo a alteração. O que o sistema faz é considerar apenas o último pedido de matrícula, desconsiderando os primeiros, se houver - ou seja, nunca faça a segunda solicitação com somente a disciplina esquecida, pois o sistema entenderá que você quer se matricular apenas nela. Faça a solicitação de todas as disciplinas novamente.

Assim, ao fim do período estipulado, todos os pedidos dos alunos serão analisados e, na data prevista pelo Calendário Escolar de Graduação, o resultado de pedido de matrícula estará disponível em portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “Estudantes” > “Serviços Acadêmicos” > Relatório Final de Matrícula.

O que significa “viola reserva”? E “viola vaga”? O que é “turma especial”?

A mensagem “viola reserva” indica que você está tentando se matricular em uma disciplina que não é prevista para o semestre em que você se encontra, ou que não é prevista para o seu curso. Isso não significa que você não conseguirá cursá-la, mas que serão priorizados antes de você aqueles alunos que estão no semestre equivalente ao da disciplina ou que estão atrasados na graduação. Se, priorizados estes alunos, sobrarem vagas, a coordenação analisará se concede ou não matrícula na disciplina. De forma semelhante, a mensagem “viola vaga” indica que há mais pedidos de matrícula em uma disciplina que vagas na sala. De mesma forma, isso não significa que você necessariamente será recusado na disciplina, apesar de haver maior probabilidade. Mais uma vez, quando um aluno pede matrícula com viola vaga, a coordenação analisará o caso.

Quanto à turma especial, ela somente poderá ser cursada pelos alunos que já tentaram cursar a mesma disciplina em turma regular, mas foram reprovados por nota, tendo obtido frequência mínima. Assim sendo, se você nunca fez esta disciplina, se você desistiu da mesma ao longo do semestre (“trancou a matrícula na disciplina”) ou se você reprovou por frequência, você não poderá ingressar na turma especial. Para descobrir quais disciplina serão oferecidas em turma especial, você pode acessar o portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “Estudantes” > “caderno de horários” > e na coluna da graduação, no semestre desejado, consultar os links “especial I” e “especial II”, clicando em seguida em “FCA”. Para se matricular em uma turma especial você deve, no sistema da DAC, inserir o código da disciplina e no campo “turma” inserir o caractere “%”. Se você tiver mais dúvidas, mais detalhes são fornecidos no site da DAC, na área de matrícula em disciplinas - onde, por exemplo, você pode conferir a diferença entre “turma especial I” e “turma especial II”.

É possível alterar minha matrícula após o período de matrículas?

Sim, no período de alteração de matrícula. Se depois da aprovação ou reprovação nas matrículas desejadas você quiser ainda fazer alguma alteração, você deve solicitá-la durante o período de alteração de matrícula, também com data prevista no Calendário de Graduação - fique atento pois, geralmente, o período para pedido de alteração de matrícula é curto. Para tanto, primeiro você deve consultar a situação de vagas das disciplinas desejadas em portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “Estudantes” > “alteração de matrícula” > situação de vagas por disciplina > coloque o semestre desejado e o código da disciplina (sem código de turma). Assim, você terá acesso à informação de se ainda há vaga para as turmas desta disciplina ou não. Depois, na tela inicial da área de alteração de matrícula antes acessada, clique em “informar pedido de alteração de matrícula” e siga os passos para pedir matrícula em nova disciplina, excluir a matrícula de uma disciplina ou trocar de turma dentro de uma mesma disciplina (permuta). Ressalta-se que excluir a matrícula em uma disciplina no momento de alteração de matrícula não caracteriza desistência da mesma - ou seja, a disciplina em questão não aparecerá na sua integralização.

Se você tiver mais dúvidas, mais detalhes são fornecidos no site da DAC, na área de matrícula em disciplinas.

Após o período de alteração de matrícula, ainda é possível realizar algum processo para alterá-la?

Você pode desistir da matrícula em uma ou mais disciplinas, como é explicado abaixo no tópico sobre “trancamento de semestre”, “cancelamento de matrícula” e “desistência em disciplina”. Agora, a solicitação para se matricular em uma disciplina nova ou para trocar de turma após o período de alteração de matrícula assume um caráter de exceção, devendo ser feita através de um recurso. Esse procedimento é chamado de alteração de matrícula fora do prazo, e deve ser feito através do preenchimento do formulário para solicitações diversas, no site da Diretoria Acadêmica (DAC) - no assunto, preencha com “alteração de matrícula fora do prazo”, e na descrição escreva a sua justificativa para estar fazendo a solicitação fora do prazo. Após preenchê-lo, imprima e o documento e leve-o à Diretoria de Ensino da FCA para conferir se ele será aceito, ou se você deverá levá-lo diretamente à DAC, em Campinas. Atenção: a DAC só aceita solicitações de alteração de matrícula fora do prazo nos casos listados abaixo:

A -  Retificação de nota – Se a nota do pré-requisito foi retificada após alteração de matrícula;

B -  Matrícula cancelada no curso – O aluno foi aceito de volta no curso por processo de Reconsideração de Matrícula e o resultado saiu após alteração de matrícula;

C -  Aproveitamento de estudos – Se o pré-requisito foi registrado como aproveitamento de estudos após alteração de matrícula;

D -  Possível concluinte – Se o aluno concluir o curso dentro do semestre com a disciplina faltante;

E -  Conclusão próximo semestre - Se a disciplina faltante for pré-requisito de outra que o aluno necessitará para concluir o curso no próximo semestre;

F -  Motivos de saúde – Mediante comprovação de que a situação o impossibilitou de efetuar a matrícula;

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
UNICAMP • Campus 2

R. Pedro Zaccaria, 1300
Limeira-SP  •  CEP 13484-350

 

DIRETORIA DE ENSINO
Bloco Verde, 1o. andar - Ensino 1

secgrad@fca.unicamp.br
(0xx19) 3701-6655 

Horário de atendimento
Seg. à Sex. das 10h30 às 12h30 / 14h30 à 19h / 20h às 21h30