Logotipo de bibliotecaBiblioteca Prof. Dr. Daniel Joseph Hogan

Regulamento

Aqui você encontra informações úteis sobre como usar a Biblioteca e aproveitar os seus serviços durante a sua permanência na Universidade. Se você preferir, pode acessar o Regulamento de Circulação do SBU (e outras normativas!) no Portal do SBU.

Cadastro no SBU

Para utilizar os serviços da biblioteca é necessário estar cadastrado no sistema do SBU, o SophiA. Para isso, compareça à biblioteca portando um documento original com foto e seu cartão da universidade (com chip ou e-card). Você precisará fornecer alguns dados pessoais e endereço. Em poucos minutos o cadastro fica pronto e você receberá uma senha.

Fique atento! Essa senha é somente para uso nas bibliotecas do SBU e é utilizada para fazer empréstimo de materiais, renovar e reservar materiais no sistema.

Empréstimos

Após o cadastro, você poderá utilizar o serviço de empréstimo domiciliar de materiais bibliográficos, bem como o empréstimo de itens variados. Consulte na tabela abaixo o número de itens que você pode emprestar e por quantos dias você pode ficar com o material, de acordo com a sua categoria de usuário.

emp dias

Fique atento! Caso não renove o empréstimo ou devolva os materiais após o prazo, o sistema bloqueará automaticamente o seu cadastro e você ficará impossibilitado de renovar, reservar e utilizar alguns serviços da biblioteca.

Devoluções

Para devolver os materiais não é necessário apresentar o cartão universitário, você pode entregá-los diretamente ao funcionário no balcão de atendimento ou utilizar a Devolução 24h (uma abertura na parede, antes da porta de acesso à biblioteca). Se optar pela segunda opção, pedimos que sempre coloque o livro dentro dos sacos plásticos disponibilizados, para que o livro não abra durante a devolução e danifique sua encadernação.

Renovações de empréstimos

É possível realizar até cinco (05) renovações online dos materiais emprestados, desde que não existam reservas para os itens a serem renovados. Se houver necessidade de novas renovações é necessário dirigir-se à biblioteca depositária com o exemplar em mãos para fazer renovação, habilitando, a partir disso, mais cinco renovações on-line, se assim desejar. O sistema também enviará automaticamente um e-mail, 48 horas antes do vencimento do empréstimo, para lembrar da necessidade de renovação e/ou devolução do item. É responsabilidade do usuário gerenciar as renovações de itens retirados em seu nome.

Reservas de materiais

É possível reservar um título quando todos os exemplares estiverem emprestados. Assim como as renovações, a reserva é feita pelo Catálogo Acervus, acessando com seu usuário e senha do SBU. Para mais informações sobre reserva, clique aqui.

Empréstimo de itens variados

A Biblioteca empresta aos alunos alguns recursos que facilitam suas vidas acadêmicas (fones de ouvido, calculadoras científicas, carregadores de celulares, adaptadores de tomadas, lápis, caneta, tesoura, borracha e régua). Os empréstimo são concedidos aos usuários que possuem cadastro ativo no sistema da Biblioteca e devem ser devolvidos no mesmo dia da realização do empréstimo. Para mais informações sobre essa modalidade de empréstimo, acesse o Regulamento de Circulação de Itens Variados.

Penalidades

A suspensão será aplicada no caso de atraso na devolução de material bibliográfico.

Os prazos mínimos de suspensão para empréstimo, renovação e reserva são:
- Suspensão de 3 (três) dias por dia e obra em atraso;
- Suspensão de 10 (dez) dias por dia e obra em atraso reservada e/ou da coleção didática.
- Suspensão de 1 (um) dia por dia e obra em atraso por empréstimo por hora.
- Suspensão de 2 (dois) dias por dia no atraso dos itens da categoria "itens variados".

Fique atento! A suspensão impedirá ao usuário, de qualquer categoria, de efetuar empréstimo, renovação e reserva de material bibliográfico nas Bibliotecas do SBU enquanto perdurar a penalidade.

Reposição de materiais

Após 30 dias de atraso, o material bibliográfico será considerado extraviado. O usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico (perda, roubo, furto etc.), mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, deverá ressarcir a Universidade mediante a reposição de obra idêntica, em perfeito estado de conservação. No caso de obra esgotada, a reposição deverá ocorrer mediante indicação de título pela Comissão da Biblioteca depositária do material, sendo que tal título deverá apresentar valor correspondente ao material extraviado.

Fique atento!
- Até o ressarcimento do material, o usuário fica bloqueado no SBU, impossibilitado de efetuar empréstimo, renovação e reserva de material bibliográfico.
- A reposição do material deverá ocorrer até 30 dias para obra nacional e 90 dias para obra estrangeira.

Para mais informações sobre reposição de materiais, consulte o Regulamento de Circulação do SBU.

 

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
UNICAMP • Campus 2

R. Pedro Zaccaria, 1300
Limeira-SP  •  CEP 13484-350

 

Biblioteca Prof. Dr. Daniel J. Hogan
Bloco Azul, Térreo - Ensino 1

biblioteca@fca.unicamp.br
(0xx19) 3701-6670 
(0xx19) 3701-6671
https://www.facebook.com/fcabiblioteca/ 

Horário de atendimento
Segunda à sexta, das 8h às 22h30