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Plano de Disciplinas (ICHSA)

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1º Semestre 2017

 

 
As disciplinas estão estruturadas para permitir que o sentido aplicado e teórico das ciências humanas e sociais sejam desenvolvidos de forma simultânea e articulada, dando sequência às disciplinas do NBGC, seja no aprofundamento das questões filosóficas sobre a condição humana e o conhecimento, seja na contextualização de problemas da sociedade contemporânea, na esteira da modernidade e suas transformações recentes.

Para se efetivar, tal proposição precisa transgredir as fronteiras dos conhecimentos, buscando na discussão interdisciplinar os instrumentos (teóricos e práticos) necessários para a compreensão e a solução de problemas contemporâneos. Isso não se pode realizar pela mera negação dos campos disciplinares. Por tal princípio, todos os alunos deverão cursar quatro disciplinas obrigatórias e integradas às duas linhas, de tal forma a que sejam capazes de problematizar a partir de grandes conceitos (ou referenciais) e métodos que posteriormente serão combinados e retrabalhados em função dos objetos das dissertações e das linhas as quais tais objetos se enquadrem.

Os créditos obrigatórios em “Ciências humanas e sociais enquanto conhecimento interdisciplinar” e em “Construção e tratamento de problemas em ciências humanas e sociais” garantem que os egressos passarão por uma discussão aprofundada, conduzindo a uma perspectiva interdisciplinar do campo das ciências humanas e sociais, tanto do ponto de vista teórico quanto aplicado, visando a operacionalização de pesquisas que se valham de matrizes teóricas e metodológicas interdisciplinares. Outra das disciplinas obrigatórias, “Relações Estado-Sociedade no mundo contemporâneo”, tem o objetivo embasar a aplicação de tal discussão interdisciplinar para a formulação, avaliação e/ou compreensão do papel das políticas públicas nos diferentes campos e temas de aplicação, possibilitando aos egressos aplicar e orientar a investigação para possíveis aplicações neste campo. Somam-se a estas, uma quarta disciplina obrigatória, “Metodologia científica: seminários de dissertação”, que servirá como um meio de aproximação dos conteúdos das três primeiras aos objetos especificamente trabalhados pelos alunos em suas dissertações, contribuindo para a definição dos projetos de pesquisa e a preparação dos exames de qualificação.

Há uma forte ênfase teórica e metodológica, por se entender que o diferencial do programa está justamente no esforço de construção de um campo interdisciplinar entre as ciências humanas e sociais aplicadas, buscando-se para isso a elaboração de dissertações que estejam na vanguarda da ciência integrada. Para isso, as disciplinas eletivas (quatro em cada linha) prosseguirão na formação interdisciplinar, mas agora discutindo temas nos quais serão elaboradas as dissertações. Tais disciplinas permitirão o aprofundamento nas respectivas linhas, sempre tratadas de forma interdisciplinar, desenvolvendo os principais temas de investigação na FCA e no CHS, permitindo a integração dos alunos às atividades coordenadas pelos orientadores, com a participação de outros pós-graduandos e alunos de graduação, adensando ainda mais sua formação interdisciplinar.

O curso prevê o oferecimento de doze disciplinas com quatro créditos cada (60 horas); quatro delas, obrigatórias.


Disciplinas obrigatórias:

 

1. Ciências humanas e sociais como conhecimento interdisciplinar (CH001)

 Ementa:Problematizar o advento das ciências humanas e sociais e suas bases filosóficas na modernidade; sua unidade, enquanto conhecimento, sua fragmentação nos séculos XIX e XX e o atual processo de busca por uma religação, enquanto campo interdisciplinar. Meta e macro teorias: meta-ciências humanas. Aproximações e distanciamentos entre ciências humanas e sociais aplicadas.

2. Relações Estado-Sociedade no mundo contemporâneo (CH002)

 Ementa: Natureza e origem das políticas públicas. Ciclo das políticas: formação da agenda, formulação, implementação e avaliação. Relações interfederativas, descentralização e coordenação de políticas. Governança em políticas públicas. Estado e capitalismo no pensamento latinoamericano. Estado e desenvolvimento econômico.

3. Construção e tratamento de problemas em ciências humanas e sociais (CH003)

 Ementa: Discutir os problemas concernentes à construção e ao tratamento de problemas de forma interdisciplinar, no contexto das ciências humanas e sociais aplicadas, tendo em vista as possibilidades de construções metodológicas. O papel das metodologias na disciplinarização das ciências sociais e humanas. Aplicações e limites das abordagens quantitativas e qualitativas e a busca por metodologias inter e trans disciplinares (quanti-quali ou mixed-methods). Implicações do debate clássico entre os métodos indutivo e dedutivo e suas resignificações em termos do uso de escalas espaciais e temporais nos recortes disciplinares e interdisciplinares de análise.

4. Metodologia científica: seminários de dissertação (CH004)

 Ementa: Discutir as bases epistemológicas de pesquisa com foco nos métodos e técnicas, quantitativas, qualitativas e quanti-quali, em busca de soluções e alternativas metodológicas para os projetos de dissertação. Ênfase nos aspectos teóricos e práticos da delimitação do objeto e estratégias interdisciplinares de investigação. 

5. Estágio de Capacitação Docente - PED C (CD003)

  

Disciplinas Eletivas – Linha 1: Sustentabilidade e Proteção Social

 

1. Mudanças ambientais e dinâmicas territoriais (CH005)

 Ementa:Problematização das relações cultura-natureza/sociedade-ambiente e seus sentidos históricos, com ênfase na modernidade líquida e nos riscos contemporâneos. Os meios sociotécnicos e as mudanças ambientais de alta conseqüência. Geografias dos riscos e os processos de mudanças ambientais, no campo e na cidade: mudanças de uso e cobertura da terra, distribuição espacial da população e urbanização. Implicações espaciais para as políticas públicas e a gestão territorial.

2. Sustentabilidade e sistemas produtivos (CH006)

 Ementa: As transformações na organização e gestão dos sistemas produtivos. Inteligência, subjetividade e complexidade. Sustentabilidade: conceitos e métodos de avaliação. Sustentabilidade, condições de vida e de trabalho. Sistemas alimentares, mudanças climáticas e resiliência. Padrões de produção e consumo nas sociedades contemporâneas.

3. Políticas públicas e desenvolvimento (CH007)

 Ementa: Natureza e origem das políticas públicas. Instrumentos de políticas públicas. Ciclo de vida das políticas: formação da agenda, formulação da política, tomada de decisão, implementação e avaliação da política. Relações interfederativas, descentralização e coordenação de políticas. Governança em políticas públicas. O debate das políticas públicas no Brasil e na América Latina. Conceitos básicos, teorias explicativas e formas de mensuração do desenvolvimento. Estado e capitalismo no pensamento latinoamericano. Estado e desenvolvimento econômico.

4. Vulnerabilidade e Proteção social (CH008)

 Ementa: Vulnerabilidade e sua multidimensionalidade. Segurança e insegurança na modernidade. História e construção das políticas sociais e de saúde no Brasil e na América Latina. Políticas de segurança alimentar e vulnerabilidade. Sistemas de proteção civil e social. Estado, bem-estar e políticas públicas.

  

Disciplinas Eletivas – Linha 2: Mudanças tecnológicas e Condição Humana

 

1. Pensamento humanístico e condição humana na modernidade (CH009)

 Ementa: Análise de obras clássicas, modernas e contemporâneas de caráter humanístico, em seus elementos internos (dinâmica argumentativa e interpretativa) e contextuais (dinâmica social, histórica e cultural). Condição humana, sujeito e modernidade. Leitura e da escrita a partir da tradição das humanidades e por meio do estudo de trechos selecionados das obras indicadas na bibliografia da disciplina.

2. Linguagem, intersubjetividade e conhecimento (CH010)

 Ementa: Linguagem, ciência e conhecimento: o problema do conhecimento científico sob a crítica da linguagem. Avaliação da atividade científica e seus impactos. A percepção pública da ciência e a construção de uma cultura científica. A ideia da virada linguística na filosofia, e a crítica do empirismo, do mentalismo e da fenomenologia. A noção de linguagem: linguagem como representação e como ação. A relação da ciência com outras dimensões culturais a partir de uma perspectiva histórica. Novos modos de produção do conhecimento, interdisciplinaridade e ciência aberta.

3. Mudança tecnológica e dinâmicas sociais (CH011)

 Ementa: A relação ciência-tecnologia-sociedade. Trajetória dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia. Mudança tecnológica e mudança social. Construção de problemas e soluções sociotécnicas. A construção social de fatos e artefatos. Tecnologia e sociedades contemporâneas. Tecnologia, valores e poder. Tecnologia, inclusão e exclusão social. Tecnologia, cidadania e democracia.

4. Análise e avaliação de políticas públicas (CH012)

 Ementa: Políticas públicas como objeto de pesquisa interdisciplinar. Diferenças conceituais e metodológicas entre análise e avaliação de políticas públicas. Poder, conflitos, decisão e não-tomada de decisão. Alianças e coalizões políticas. O ciclo da política pública: definição do problema, conformação da agenda, formulação, implementação e avaliação. Construção e uso de indicadores.

  

Disciplinas Eletivas

 

1. Tópicos especiais em ciências sociais aplicadas I (CH013)

 Ementa: Apresentação pelo corpo docente ou por professores convidados de tópicos não contemplados pelas disciplinas correntes, mas de interesse para a área de concentração.

2. Tópicos especiais em ciências sociais aplicadas II (CH014)

Ementa: Apresentação pelo corpo docente ou por professores convidados de tópicos não contemplados pelas disciplinas correntes, mas de interesse para a área de concentração.

3. Tópicos especiais em ciências sociais aplicadas III (CH015)

Ementa: Apresentação pelo corpo docente ou por professores convidados de tópicos não contemplados pelas disciplinas correntes, mas de interesse para a área de concentração.

4. Tópicos especiais em ciências sociais aplicadas IV (CH016)

Ementa: Apresentação pelo corpo docente ou por professores convidados de tópicos não contemplados pelas disciplinas correntes, mas de interesse para a área de concentração.