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O Programa (ICHSA)

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Área de Avaliação: Interdisciplinar, Sociais & Humanidades
Nível do curso: Mestrado
Situação do curso: Recomendado pela CAPES 
Previsão de abertura de inscrições: anualmente em outubro-novembro 
Total de créditos para titulação: 26
Periodicidade da seleção: anual
Vagas por seleção: 20

 

O “Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas” parte da necessidade do tratamento interdisciplinar dos problemas contemporâneos para construir linhas de compreensão que lancem mão das teorias e metodologias adequadas para a solução dos problemas estudados. A área de concentração “Modernidade e Políticas Públicas” delimita ao mesmo tempo o contexto teórico-metodológico de discussão (a modernidade ocidental e sua forma de produção de conhecimento e da relação sociedade-natureza mediada pela tecnologia) e o campo de aplicações, o das políticas públicas.

O curso se estrutura a partir do reconhecimento das limitações das aplicações disciplinares no enfrentamento de grandes questões contemporâneas. Propõe-se a combinação de métodos e conceitos, no campo interdisciplinar das ciências humanas e sociais, que viabilizem análises através de escalas e campos, e que propiciem aplicações para o campo das políticas públicas. Partindo da compreensão das mudanças sociais, ambientais e tecnológicas promovidas pela modernidade, o curso se direciona para a formulação de conhecimento aplicado a partir de uma sólida base teórica sobre a produção e a difusão do conhecimento e suas relações com a sociedade.

Uma das características marcantes dos esforços interdisciplinares é que os temas e seus objetos são frutos de problemas contemporâneos, resultados deste estágio da modernidade, em que as relações entre natureza e cultura, ou ambiente e sociedade, permeiam de tal maneira a vida social, em todas as escalas, que é impossível dissociá-las das demais esferas. A mediação da tecnologia, influenciando todas as dimensões e, em muitos casos, a própria natureza da relação, reclama uma abordagem interdisciplinar para enfrentar os problemas teóricos e práticos da sociedade contemporânea.

Estes problemas são, ao mesmo tempo, fruto de questões históricas e essenciais da condição humana e de sua relação com o conhecimento, com a natureza e com a cultura; e uma consequência das mudanças ambientais e sociais oriundas das novas configurações introduzidas pela tecnologia e pelos arranjos socioespaciais e políticos do mundo contemporâneo. Estas mudanças têm colocado as humanidades e as ciências sociais no centro do debate, entendendo-se que é necessário uma retomada do pensamento humanístico orientado à resolução de problemas e à formulação de políticas públicas.

Estas questões são latentes nos grandes temas contemporâneos, foco do mestrado, como as mudanças ambientais globais, regionais e locais, que produzem repercussões de curta, média e longa duração que precisam ser avaliadas em termos da sustentabilidade: a premência da compreensão da vulnerabilidade das populações, instituições, cidades e ecossistemas, e suas múltiplas dimensões (sociais, ambientais, políticas, econômicas, etc.); as tecnologias para a inclusão social enquanto alternativas de desenvolvimento; os problemas concernentes à produção científica contemporânea e suas relações com a sociedade, tanto em termos epistemológicos quanto políticos e institucionais; uma retomada da discussão sobre ética no contexto da cidadania na sociedade contemporânea, globalizada e altamente tecnificada; além das questões em torno da formulação de políticas públicas em cada um destes casos.

A interdisciplinaridade tem se mostrado como um meio para a resposta para todas estas questões, posto que elas transcendem em muito o escopo das disciplinas constituídas. Esta demanda tem conduzido a um esforço duplo de constituição de um campo interdisciplinar em torno de temas específicos, de um lado, mas também entre as áreas do saber, de outro.

A fragmentação à qual nos referimos aqui não é verificada, contudo, apenas no âmbito estritamente acadêmico. Ela é igualmente presente no contexto da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, em que problemas complexos são frequentemente abordados a partir de perspectivas disciplinares. Com isso, muitas das estratégias de intervenção concebidas acabam se mostrando pouco efetivas em relação à mudança que buscam induzir.

O programa parte do entendimento de que as ciências humanas e sociais aplicadas constituem um campo interdisciplinar orientado à compreensão dos processos de mudanças ambientais, sociais e tecnológicas implicados na promoção da sustentabilidade e da proteção social (uma das linhas de pesquisa) e das questões relativas à condição humana na modernidade e suas implicações para as políticas públicas (a segunda linha de pesquisa). No entorno deste campo, reúnem-se não apenas pesquisadores oriundos das disciplinas das humanidades e sociais, mas também outros oriundos das ciências naturais, biológicas ou exatas que buscam a integração dos conhecimentos.

Esta foi a orientação na constituição do primeiro centro de pesquisa da Faculdade de Ciências Aplicadas, o Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS), que promove a reflexão e a pesquisa em humanidades com o propósito de superar limitações disciplinares por meio do diálogo interdisciplinar. A constituição das ciências humanas e sociais, no século XIX, seguiu a tendência de fragmentação, responsável pelo esfacelamento do sujeito e impossibilidades políticas e teóricas de compreensão integrada da sociedade, da condição humana e de seus dilemas. Por isso a necessidade de buscar estratégias de abarcar a complexidade, o que implica formas de transgredir as fronteiras disciplinares, seja pela multi, a inter ou a transdisciplinaridade.

As atividades de pesquisa articuladas pelos docentes do programa estão articuladas especialmente pelo CHS e seus laboratórios, bem como de outros laboratórios da FCA, entre os quais: “Urbanização e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra”, “Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência”, “Laboratório de Promoção e Educação em Saúde”, “Laboratório de Economia e Gestão”, “Laboratório de Tecnologia, Sociedade e Democracia”, “Laboratório de Educação Interdisciplinar”, “Laboratório de Psicologia, Saúde e Comunidade”, “Laboratório de Estudos do Setor Público”, "Laboratório de Ergonomia" e “Laboratório Ética, Mente, Linguagem” (a ser criado).

Informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas clicando aqui.


 

Comissão do Programa

Titulares:

Prof. Dr. Eduardo José Marandola Junior (Coordenador do Programa);
Profa. Dra. Julicristie Machado de Oliveira;
Profa. Dra. Marta Fuentes Rojas;

Suplentes:

Prof. Dr. Alvaro de Oliveira D'Antona;

 

 

 Catálogos de Pós-Graduação

 Mais informações sobre a proposta curricular, corpo docente e estrutura de organização do programa podem ser encontradas no Catálogo de Pós-Graduação 2016, no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Catálogo de Pós-Graduação 2015

Catálogo de Pós-Graduação 2014

Catálogo de Pós-Graduação 2013

Catálogo de Pós-Graduação 2012