A+ A A-

Mestrado e Doutorado em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (CNEM)

Página inicial | Corpo Docente | Área Concentração/Linhas | Disciplinas | Como ingressarRegulamento/Normativas e Procedimentos

CNEM logo

INTEGRALIZAÇÃO

O tempo mínimo de integralização para o Mestrado é de 12 meses e para o Doutorado é de 24 meses. O tempo máximo desejado para integralização do Mestrado é de 24 meses e do Doutorado é de 48 meses. Se necessário, os prazos podem ser estendidos conforme prazos máximos determinados pela DAC.

Como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre (a) em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo, o aluno deverá:

  1. Cumprir o total de 18 créditos em disciplinas, sendo 14 obrigatórias e 4 eletivas.
    Observação: Somente poderão se matricular na disciplina Práticas de Ensino I, os alunos que estiverem oficialmente vinculados ao Programa de Estágio Docente (PED). 
  2. Obter o coeficiente de rendimento mínimo de 2,75 a partir do 2º período letivo cursado.
    Observação: O aluno bolsista CAPES que obtiver conceito menor que B em qualquer disciplina terá a bolsa cancelada no ato da renovação.
  3. Ser aprovado no exame de qualificação e na defesa da dissertação.

Como parte dos requisitos para a obtenção do título de Doutor (a) em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo, o aluno deverá:

  1. Cumprir o total de 19 créditos em disciplinas, sendo 16 obrigatórias e 3 eletivas.
    Observação: Somente poderão se matricular na disciplina Práticas de Ensino II, os alunos que estiverem oficialmente vinculados ao Programa de Estágio Docente (PED).
  2. Obter o coeficiente de rendimento mínimo de 2,75 a partir do 2º período letivo cursado.
    Observação: O aluno bolsista CAPES que obtiver conceito menor que B em qualquer disciplina terá a bolsa cancelada no ato da renovação.
  3. Ser aprovado no exame de qualificação e na defesa da tese.

ATIVIDADE OBRIGATÓRIA

Dissertação de Mestrado/ Tese de Doutorado

A atividade obrigatória aparecerá no histórico escolar do aluno enquanto o mesmo estiver matriculado no Programa. Tal atividade não caracteriza uma disciplina específica, apenas a vinculação formal do aluno ao PPG.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E ELETIVAS

Para informações sobre a relação e ementas das disciplinas, consulte o catálogo da Pós-Graduação da FCA (LINK CATÁLOGO DAC).

Todas as disciplinas obrigatórias devem ser cursadas no Programa onde o aluno está inscrito. Dessa forma, não serão aceitas solicitações de Aproveitamento de Estudos para disciplinas obrigatórias feitas por alunos do CNEM em outras unidades. Tais disciplinas poderão compor apenas a lista de eletivas cursadas pelo aluno, desde que o mesmo solicite aproveitamento como eletiva e seja aprovado pela comissão do PPG-CNEM.

Não deixe de consultar seu Orientador antes de efetuar sua matrícula.

As disciplinas eletivas deverão ser escolhidas em comum acordo com o orientador e podem ser realizadas em qualquer PPG da UNICAMP ou de outra IES.

As disciplinas eletivas cursadas em outro PPG da UNICAMP ou em outra IES devem ser convalidadas através do procedimento de Aproveitamento de Estudos e aprovadas pela comissão do PPG-CNEM.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

É o aproveitamento de atividades obtidas em cursos de Pós-Graduação, nas quais o estudante já tenha sido aprovado.

O Aproveitamento de Estudos pode ser concedido pela Comissão do PPG-CNEM, mediante solicitação do estudante, com aprovação do orientador. A solicitação deve ser feita até o fim do segundo período após o ingresso do estudante no curso. Não há limites de créditos para o aproveitamento de estudos.

Para os alunos no Programa Integrado de Formação (PIF), todos os créditos obtidos em disciplinas da Pós-Graduação poderão ser aproveitados no momento de seu ingresso como aluno regular de Pós-Graduação, por solicitação do aluno, a critério do seu orientador e da CPG/FCA.

Procedimentos:

  1. O aluno deve solicitar o Aproveitamento de Estudos na Secretaria de Pós-Graduação do PPG-CNEM, apresentando os seguintes documentos, autenticados pela instituição de origem ou com código de autenticidade passível de conferência online:
  2. Histórico escolar com créditos, conceitos de aprovação e carga horária das disciplinas, discriminando as horas com assistência docente e as de estudo individual ou em grupo sem assistência docente
  3. Programas das disciplinas cursadas
  4. Atestado de reconhecimento do curso, exceto se a Instituição for estrangeira. No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, informações podem ser obtidas no link (LINK DAC DOCS EXTERIOR).
  5. Para disciplinas cursadas na Unicamp, basta apresentar Histórico Escolar ou Certificado de Estudos.