A+ A A-

Iniciação Científica na Graduação

A Iniciação Científica é a pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação ou de ensino médio nas diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de proporcionar o contato com pesquisadores das Universidades e com técnicas e métodos científicos. É possível desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica com bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa (FAPESP e CNPq) ou de forma voluntária (sem bolsa):

•  FAPESP

O orientador (Docente da Universidade) deve submeter proposta de projeto de pesquisa, em qualquer época do ano, diretamente à FAPESP, por meio do sistema SAGe. Outras informações podem ser obtidas neste link.

•  CNPq (PIBIC/PIBITI)

As bolsas de Iniciação Científica do CNPq são destinadas à Universidade por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI. O orientador (Docente da Universidade) deve inscrever a proposta de projeto de pesquisa, via internet, uma vez por ano, normalmente no mês de abril. Outras informações podem ser obtidas neste link.

            •  Iniciação Científica sem bolsa

O Programa de Iniciação Científica Voluntária da UNICAMP, coordenado de Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), tem como objetivo reconhecer e certificar projetos de IC que não possuem financiamento. A inscrição é realizada online pelo aluno e validada pelo orientador em qualquer época do ano (fluxo contínuo). Mais informações e  link para a inscrição disponíveis aqui.