A+ A A-

Ética em Pesquisa - Seres Humanos

Nos termos da 466/12, todo projeto de pesquisa que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), inclusive entrevistas, deve ser submetido à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Nesse sentido, todos os projetos de pesquisa regular, além dos projetos de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Mestrado e Doutorado que envolvem seres humanos deverão, necessariamente, ser aprovados pelo CEP antes do início da coleta de dados.

Para submeter projetos a serem desenvolvidos na Faculdade de Ciências Aplicadas, o Pesquisador responsável deve encaminhar à Área de Pesquisa e Extensão (APEX), através do e-mail apex@fca.unicamp.br: projeto de pesquisa (em formulário próprio), Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e outros documentos pertinentes (questionários, esclarecimentos, declarações, etc) redigidos de acordo com a Resolução 196/96. 

De acordo com as orientações do CEP, os projetos a serem submetidos na Plataforma Brasil deverão estar em formato PDF, além de conter outras informações específicas, conforme detalha o Roteiro para Redação do Projeto de Pesquisa. O site da PRP também reúne outras orientações importantes aos pesquisadores para o cadastro do projeto de pesquisa no sistema na Plataforma Brasil. Para consultá-las, acesse este link

 

Após o projeto ser aprovado pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), o Pesquisador responsável deverá se cadastrar na Plataforma Brasil, observando os procedimentos para que o projeto de pesquisa seja enviado para o CEP da UNICAMP.