A+ A A-

Solicitações de serviços de infraestrutura

 Os serviços de infraestrutura são classificados em dois tipos: 1) solicitações de manutenção e conservação predial e de equipamentos e 2) solicitações de adequações ou novas instalações.

1) Solicitações de manutenção e conservação predial e de equipamentos prediais

A Comissão de Espaço Físico define anualmente o plano de manutenção preventiva e as diretrizes para execução da manutenção corretiva, definindo recurso orçamentário do Programa de Manutenção Predial para sua execução. O órgão responsável pela execução do plano de manutenção da FCA é a Diretoria de Infraestrutura.

As manutenções preventivas são estabelecidas em calendário anual, com atividades programadas com diferentes periodicidades. Seu objetivo é permitir que a infraestrutura predial e de equipamentos prediais esteja sempre em condições de atender as necessidades dos seus usuários e a missão da Unidade.

Para conhecer o plano de manutenção preventiva clique aqui.

As manutenções corretivas visam recuperar partes da infraestrutura da Unidade, que em função de dano ou falha perderam sua condição de uso. A realização de todas as manutenções preventivas reduz as necessidades de manutenções corretivas, mas não as extingue. As manutenções corretivas são realizadas a partir do levantamento da necessidade pelas inspeções periódicas realizadas durante as rotinas preventivas ou mediante solicitação de membros da comunidade interna.

 Caso queira solicitar um serviço de manutenção corretiva clique aqui.

2) Solicitações de adequação ou disponibilização de novas instalações 

Quanto às solicitações de novas instalações, elas são analisadas caso a caso e aprovadas pela Comissão de Espaço Físico, após análise de mérito, análise de disponibilidade orçamentária e análise de viabilidade técnica.

As solicitações de adequações ou de novas instalações são definidas pela necessidade de componente da infraestrura não projetado e executado inicialmente, constituindo uma ampliação ou alteração do projeto inicial dos prédios. São exemplos de solicitações de novas instalações: novo ponto de energia elétrica, de água e esgoto, de rede de dados, instalação de aparelho de climatização, exaustor, mudança de layout do laboratório, solicitação de estudos para instalação de novo laboratório, instalação de controles de acesso, etc.

A análise de mérito é avaliada a partir de parecer emitido por, pelo menos, uma das seguintes Comissões Permanentes: Comissão de Graduação, Comissão de Pós-Graduação, Comissão de Pesquisa, Comissão de Extensão ou Comissão de Biblioteca.

A disponibilidade orçamentária será avaliada mediante comprovação da fonte dos recursos ou alocação pela Comissão de Espaço Físico de recursos destinados no orçamento para investimentos em infraestrutura.

Por fim, a análise da viabilidade técnica será feita a partir de parecer emitido pela Diretoria de Infraestrutura.

Sobre as solicitações de adequações ou disponibilização de novas instalações na FCA:

O Processo 01-P-26061/2015 - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE MANUTENÇÃO PREDIAL E URBANA NOS CAMPI DE LIMEIRA E PIRACICABA será encerrado em agosto de 2017 e recebemos informação da DGA de que a empresa contratada não aceitou renovar o contrato com a Unicamp.
Estão sendo elaborados os documentos para nova a licitação, mas provavelmente os campi de Limeira e Piracicaba ficarão descobertos do atendimento desses serviços, por empresa, por período de tempo, até a contratação de nova empresa.
Isso exposto, é o presente para comunicar que a Planta Física de Limeira só aprovará e atenderá Ordens de Serviços que se enquadrem em “Manutenção Predial” e que sejam serviços imprescindíveis ao funcionamento das unidades e órgãos dos campi e/ou de caráter emergencial, como: trocas de lâmpadas e reatores queimados, manutenções corretivas em válvulas de descarga, torneiras, manutenção corretiva em ramais de descarga, reparos envolvendo telefonia, substituição de telhas quebradas, etc.
Esta medida é necessária neste momento e visa concentrar os esforços das equipes de manutenção da empresa atual e da Planta Física de Limeira, no atendimento e conclusão das requisições já abertas pelas unidades e órgãos e das que se enquadrem nesses termos acima expostos e que ainda serão requisitadas.
Esta medida durará até a contratação de nova empresa pela Unicamp.

Planta Física de Limeira [14/06/2017]