A+ A A-

A FCA

a-fcaCom uma área de 485 mil m² e com aproximadamente 30 mil m² construídos, a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA) foi inaugurada em 2009 com cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento. A FCA expande a excelência acadêmica da Unicamp através de um projeto pedagógico inovador, que fortalece a interdisciplinaridade, formando profissionais de alto nível e com capacidade criativa. Aqui o compromisso com ensino, pesquisa e extensão está alinhado com Universidades de classe mundial.

O campus foi estrategicamente instalado em Limeira, cuja economia, em franca ascensão, é baseada na produção industrial e no comércio com abrangência nacional e internacional. Situada no interior do estado de São Paulo, a cidade fica próxima de grandes pólos científicos, culturais e econômicos, como Campinas, Piracicaba e São Paulo, estando a apenas 65 km do Aeroporto Internacional de Viracopos.

A FCA entende que o conhecimento deve ser compreendido de maneira interligada a outros saberes, de modo a desenvolver amplamente o potencial dos alunos. A Graduação oferece um núcleo básico comum a todos os cursos, com disciplinas contextualizadoras e que abordam conhecimentos universais. Na Pós-graduação, capacita os alunos para atuação e liderança em pesquisa de ponta e para atuação na docência em nível superior, contribuindo para a expansão da marca Unicamp. Na Pesquisa, a Faculdade mobiliza a qualificação e experiência de seu gabaritado quadro docente para a produção do conhecimento com a habilidade de intervenção, gestão e planejamento de mudanças e inovações para os setores público e privado. Na Extensão, compromete-se com a disseminação do conhecimento produzido em benefício da sociedade em diferentes formas de atuação.

Os professores, todos com titulação mínima de doutorado e muitos com pós-doutorado e vivência acadêmica no exterior, são estimulados ao constante aperfeiçoamento. As atividades da Faculdade são apoiadas por profissionais técnicos e administrativos igualmente qualificados, sendo que quase a totalidade deles possui ensino superior completo ou pós-graduação.