FCA inicia novo ciclo das Quartas Interdisciplinares (QIs)

13.03

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) possui uma organização institucional que prioriza a interdisciplinaridade, estruturalmente, favorecendo a interação dos seus docentes das áreas de exatas, saúde e sociais. Contudo, essa estrutura não se traduz, automaticamente, em práticas e conhecimentos interdisciplinares.

As Quartas Interdisciplinares (QIs) coordenadas pelos professores Eduardo Marandola Jr. e Álvaro D’Antona, são uma promoção do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS), pautando a questão da interdisciplinaridade, base da concepção da Unicamp e da FCA, retomando esse princípio a fim de fomentar o projeto pedagógico e de pesquisa da unidade. Para tanto, reúne docentes e pesquisadores, da própria FCA e convidados, em torno de temas que provocam o debate para além dos limites disciplinares e institucionais. As mesas-redondas sempre contemplam áreas distintas e temas que permitem o exercício da interdisciplinaridade, bem como exigem um entendimento transversal do conhecimento.

Início em 2012

As QIs tiveram seu inicio, no formato atual, no segundo semestre de 2012. Os eventos, abertos ao público, foram organizados em torno de três temas transversais às atividades de ensino, pesquisa e extensão da FCA: (1) Interdisciplinaridade, (2) Arte e Ciência e (3) Ambiente e Sustentabilidade. Foram oito eventos ao longo do semestre, discutindo os desafios da interdisciplinaridade e o papel das ciências humanas e sociais na promoção das áreas interdisciplinares, as relações sociedade, cultura e arte, enquanto produção de conhecimento, difusão de tecnologias e promoção de valores humanistas, gestão do conhecimento, saúde pública e dimensões geográficas e populacionais do planejamento e gestão visando à sustentabilidade.

Além de evento acadêmico de natureza científica, as QIs são também uma das experimentações pedagógicas promovidas pelo Núcleo Básico Geral Comum (NBGC), pois figura como disciplina eletiva para os alunos de graduação. Neste sentido, as QIs criam um espaço diverso da sala de aula, propício à ampliação dos conhecimentos e o debate reflexivo, lidando com pesquisadores envolvidos diretamente nos temas, e não apenas o conhecimento sistematizado e consolidado que compõe o core de nossa experiência didático-pedagógica. Por outro lado, docentes, alunos e funcionários, num auditório, estão em outra relação entre si, em condições de discussão semelhantes, o que proporciona outra possibilidade de produção do conhecimento.

Programação para 2013

Um novo ciclo de QIs está programado para o primeiro semestre de 2013. Como no ano passado, os eventos serão sempre às Quartas-feiras, das 16hs às 18hs. Sempre aberto ao público, terão lugar no Auditório Amarelo (UL01).

As mesas estão organizadas em três grandes temas: (1) Interdisciplinaridade; (2) Planejamento e Políticas Públicas e (3) Ambiente e Sustentabilidade. As discussões se iniciam no dia 13 de Março com o primeiro tema, com a mesa: Faces e interfaces da interdisciplinaridade: soft e hard sciences com a participação dos professores Pedro Geraldo Pascutti, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador geral da área interdisciplinar da Capes, e Peter Schulz, diretor associado da FCA. A mesa será coordenada pelo professor Álvaro de Oliveira D’Antona.

As QIs seguem até o mês de Junho, como pode ser conferido na programação.

Tema 1: Interdisciplinaridade

13/03/2013

Mesa-redonda: Faces e interfaces da interdisciplinaridade: soft e hard sciences

Pedro Geraldo Pascutti (UFRJ)
Peter Schulz (FCA/Unicamp)
Coord. Álvaro D’Antona (CHS-FCA/Unicamp)

27/03/2013

Mesa-redonda: Ciência e interpretação: métodos e metodologias

João José Rodrigues Lima de Almeida (CHS-FCA/Unicamp)
Eduardo Miranda (IFGW/Unicamp)

Coord. Márcio Torsoni (FCA/Unicamp)

Tema 2: Planejamento e políticas públicas

10/04/2013

Mesa-redonda: Administração e gestão de políticas públicas: desafios dos governos urbanos

Claudete Vitte (IG/Unicamp)
Milena Pavan Serafim (FCA/Unicamp)
Coord. Marcio Belli (FCA/Unicamp)

17/04/2013

Mesa-redonda: O fator de impacto e o impacto social das pesquisas - Relevância acadêmica e relevância social

Hudson Pacífico da Silva (FCA/Unicamp)
Sérgio Salles (FCA-IG/Unicamp)
Coord. Julicristie de Oliveira (FCA/Unicamp)

22/05/2013

Mesa-redonda: Gestão e planejamento esportivo no ciclo olímpico e paralímpico

Luiz Cláudio Pereira (Vice-Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro)
Antonio Carlos Gomes (Diretor Técnico Sporting Training)
Coord. Luciano Mercadante (FCA/Unicamp)

Tema 3: Ambiente e sustentabilidade

15/05/2013

Mesa-redonda: Desenvolvimento, riscos e mudanças ambientais

Gabriela Di Giulio (NEPAM/Unicamp)
Sandro Tonso (FT/Unicamp)
Coord. Rafael Dias (CHS-FCA/Unicamp)

19/06/2013

Mesa-redonda: Mudanças Climáticas, Ciências e Tecnologias

Daniel Leiva (UFSCar)
Gilberto Januzzi (FEM/Unicamp)
Coord. Eduardo Marandola Jr. (CHS-FCA/Unicamp)

Para conferir o Poster da Programação Completa clique aqui.

Faculdade deCiências Aplicadas da Unicamp - R. Pedro Zaccaria, 1300 - Caixa Postal 1068, CEP 13484-350 - Limeira - São Paulo                © Todos os direitos reservados - 2012     ass