A+ A A-

Projetos Interdisciplinares

 

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) foi inaugurada em Limeira no começo de 2009 com a proposta de criar cursos de graduação em áreas de conhecimento diferentes das oferecidas em outros campi da Universidade Estadual de Campinas e com dois compromissos principais: a interdisciplinaridade e a aplicação dos conhecimentos por ela transmitidos.

Assim, os cursos da FCA se apóiam em uma unidade metodológica que pressupõe a interdisciplinaridade porque o nosso projeto entende que a interação com o mundo real não se dá por áreas do conhecimento puro. Nesta perspectiva pedagógica, o processo de formação da FCA está diretamente associado com a busca permanente da aplicação dos conhecimentos e da pesquisa.

Busca-se que, a par das atividades didáticas desenvolvidas em sala de aula, os alunos recebam formação e conhecimento vindos da aplicação dos conceitos fundamentais de forma a integrá-los em diferentes níveis, a saber – interdisciplinar, intersemestral e intercursos.

Portanto, os projetos didáticas desenvolvidos nos diferentes cursos abordam o problema da construção do perfil profissional atentando para o fato de que a diversidade existe para além da sala de aula, e entendendo que profissionais de qualidade e a aproximação com a sociedade podem ter grande contribuição na formação dos estudantes da FCA. Sobretudo, destaca-se o momento de implementação que vivenciam hoje os cursos da FCA e as engenharias em particular, que desde sua criação vem sofrendo diversas transformações, em termos de sua grade curricular e infra-estrutura acadêmica. Certamente este é o melhor momento do ponto de vista estratégico para aprofundar a construção dos respectivos perfis profissionais. Desta maneira a finalidade é recriar no âmbito do ensino superior a realidade que existe nas organizações, reduzindo, com este movimento, a incerteza em termos atuação profissional dos engenheiros.

Assim, o impacto direto destes projetos é relevante na medida em que oportuniza atividades que ampliam aquelas desenvolvidas em sala de aula e que promovem conhecimentos vinculados às práticas profissionais.

 

Disciplina: LE501 - Fenômenos de Transporte

•  Projeto: Monitoramento de Tempo-Real nos Experimentos de Fenômenos de Transporte

 

Disciplina: LE704 - Laboratório de Engenharia