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Perguntas Frequentes

  • Como posso emitir um atestado de matrícula ou meu histórico escolar?

Os alunos tem acesso aos documentos oficiais disponibilizados pela UNICAMP diretamente no serviços online do site da DAC – Diretoria Acadêmica através do link: https://www.dac.unicamp.br/portal/acesso/estudantes. Os documentos não necessitam de assinatura pois é emitido com um código de autenticidade para verificar a veracidade do documento.

  • O que eu preciso fazer para conseguir desconto no passe escolar municipal e intermunicipal?

Primeiramente você deve solicitar a ficha de cadastro de sua respectiva companhia intermunicipal, por exemplo a V.B disponibiliza no seu site o formulário de cadastro. Se for o desconto dos ônibus de Limeira, você deve resgatar um formulário direto na SIT (dentro do terminal rodoviário). Após retirar os formulários, o próximo passo é preenchê-lo corretamente e depois entrega-lo para assinatura. Após o prazo estipulado pela Diretoria de Ensino você retira seu formulário e o apresenta juntamente com os outros documentos necessários.

  • Perdi o meu RA, o que devo fazer?

Você pode verificar se ele foi encontrado e entregue na Diretoria de Ensino.

Se caso o seu cartão não tenha sido encontrado e/ou devolvido, você deve realizar o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do cartão universitário (R$46,00 – quarenta e seis reais) através de depósito com os seguintes dados: Banco Santander: agência 0207 – c/c: 43-003047-0 – CNPJ: 46.068.428/0001-33.

No momento da solicitação você receberá um cartão provisório. O cartão definitivo será solicitado à DAC e você será informado por email quando estiver o novo cartão estiver disponível para retirada.

 

  • Eu já fiz o cadastro da minha senha do Ensino aberto e do e-mail institucional, mas não estou lembrando a minha senha, o que devo fazer?

Você deve acessar este link: https://www1.sistemas.unicamp.br/TrocarSenha/trocarsenhaesquecimento.do e solicitar a redefinição da sua senha.

  • Posso redirecionar o meu email institucional para uma conta pessoal?

Sim. Você pode realizar esse procedimento através deste link: https://www.dac.unicamp.br/portal/estudantes/webmail-mais-informacoes

  • Qual o procedimento para trocar de curso dentro da própria UNICAMP?

Este processo é chamado de Remanejamento Interno. O período de inscrições é aberto sempre ao final do 1º semestre letivo do ano e se você atender a todos os requisitos, consegue transferência para o curso pretendido. Mais informações: https://www.dac.unicamp.br/portal/vida-academica/graduacao/estruturacurricular/transferencia-interna

  • Como posso solicitar aproveitamento de estudos?

O aluno ingressante deve solicitar o aproveitamento de estudos obrigatoriamente durante o primeiro semestre de curso.

Os demais alunos devem solicitar o aproveitamento de estudos obrigatoriamente no semestre seguinte à aprovação na disciplina cursada.

Em todos os casos o aluno deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: programa(s) da(s) disciplina(s) cursada(s), histórico escolar e o formulário de aproveitamento de estudos disponível no site da DAC.

  • Eu posso trancar minha matrícula e cursá-la normalmente depois?

Este processo é chamado de trancamento de matrícula. Ele não pode ser solicitado em nenhum período durante o seu ano de ingresso. Todo aluno tem direito a trancar 2 semestres, seguidos ou não, ao longo da sua vida acadêmica.

  • Qual a diferença entre trancamento de matrícula, cancelamento de matrícula e desistência em disciplinas?

O trancamento de matrícula é a suspensão temporária da sua matrícula com duração de 6 meses. O cancelamento de matrícula é a suspensão permanente da sua matrícula, sendo impossibilitada retomar o curso posteriormente. Já a desistência de matrícula em disciplina é quando você opta em não cursar determinada disciplina durante o semestre letivo.

  • Como funciona o teste de proficiência em línguas estrangeiras do CEL – UNICAMP?

No período definido pela DAC, o aluno pode consultar as disciplinas que serão oferecidas como teste de proficiência e realizar a inscrição no sistema de proficiência. Se aprovado no teste o aluno integraliza os créditos como disciplinas eletivas.

  • Como funciona o teste de proficiência em disciplinas?

No período definido pela DAC, o aluno pode consultar as disciplinas que serão oferecidas como teste de proficiência e realizar a inscrição no sistema de proficiência. Se aprovado no teste o aluno integraliza os créditos nas disciplinas cursadas. É importante saber que somente as disciplinas que fazem parte do seu currículo pleno são aceitas na inscrição.

  • O professor errou a minha nota no sistema, o que eu faço?

Você deve procurar o professor responsável e solicitar a realização da sua retificação.

  • Como tenho acesso aos editais de intercâmbio internacional?

Os editais são elaborados pela DERI – Diretoria Executiva de Relações Internacionais da UNICAMP e divulgados pela FCA. Todas as divulgações são realizadas pela página no facebook da Diretoria de Ensino, através do email da FCA e também no site da FCA através do link: http://www.fca.unicamp.br/portal/graduacao/intercambios.html.

  • Estou fora dos requisitos exigidos para me inscrever em um edital de intercâmbio. Como devo proceder para me inscrever?

Desde de 2014, a FCA estabeleceu um procedimento para que o aluno possa se inscrever nos intercâmbios. O aluno deve entregar até o último dia útil do mês o formulário de justificativa disponível aqui http://www.fca.unicamp.br/portal/graduacao/intercambios.html juntamente com o histórico escolar para que seja analisado pela Comissão de Graduação. Se aprovado, o aluno recebe autorização para se inscrever nos editais daquele semestre. Lembramos que esse processo deve ser realizado semestralmente.

  • Gostaria de cursar uma disciplina em outra universidade mesmo estando matriculado na Unicamp. É possível?

Sim. Esse processo é chamado de intercâmbio nacional e você deve verificar na faculdade do seu interesse quais os prazos de inscrição de estudante especial e também as disciplinas que serão oferecidas naquele semestre. Com essas informações você deve entregar um plano de estudos e o programa da disciplina que pretende cursar para que possa ser analisada pela Coordenação do seu curso. Após análise e parecer do Coordenador, você será informado por e-mail e deverá retirar os documentos para entregar na universidade em que a disciplina será oferecida.

  • Sou aluno e gostaria de reservar uma sala. Como devo proceder?

Se você é aluno e faz parte de alguma organização estudantil (que deverá estar previamente cadastrada junto à APEX), basta que 1 (um) dos membros cadastrados (são 2 membros por organização) encaminhe um e-mail com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis para reservasala@fca.unicamp.br com as seguintes informações: data, horário de início, horário de término, número de participantes, local desejado (sala de aula comum, anfiteatro, auditório e/ou nicho), motivo da reserva (reunião interna, processo seletivo interno etc), equipamentos multimídia desejado (caixa de som, microfone, computador, projetor etc) e nome da(s) pessoas(s) responsável(eis) pela retirada da chave, junto à Central de Informações.

Se você é aluno, mas não faz parte de nenhuma organização estudantil, deverá entrar em contato com o responsável de alguma organização e solicitar que ele faça uma reserva e deixe você autorizado a retirar a chave para abertura da sala.

  • Tenho um atestado de licença médica/licença gestante. O que devo fazer?

O aluno pode solicitar exercício domiciliar que é o processo pelo qual o estudante pode solicitar a realização de atividades acadêmicas atribuídas pelo professor como forma de compensar sua ausência às aulas. Para iniciar esse processo é necessário apresentar o atestado original juntamente com o formulário de exercício domiciliar: https://www.dac.unicamp.br/sistemas/formularios/exercicios_domiciliares_pos.php

O aluno não precisa entrar em contato com os professores, essa função será realizada pelo responsável da Diretoria de Ensino.

  • Eu faltei por motivo de doença, mas tenho atestado médico. Eu consigo abonar a minha falta?

Não há abono de faltas previsto por motivo de doença.

O abono de faltas está previsto nos casos abaixo, mediante apresentação de documentos comprobatórios ao docente responsável pela disciplina, num prazo de 15 (quinze) dias após a ocorrência, durante a vigência do período letivo.

  • Exercício de representação estudantil nos órgãos colegiados, durante os horários das reuniões;

  • Convocação para cumprimento de serviços obrigatórios por lei;

  • Falecimento do cônjuge, filho, inclusive natimorto, pais, irmãos e avós até 03 (três) dias;

  • Falecimento de padrasto, madrasta, sogros e cunhados até 02 (dois) dias.

O aluno terá direito a uma nova avaliação a ser agendada com o professor responsável pela disciplina, caso ocorra prova ou exame no dia da falta abonada.