A+ A A-

INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO NACIONAL

O processo de intercâmbio universitário nacional, voltado para o aluno de graduação da FCA, é gerenciado pela Diretoria de Ensino desta faculdade e pela secretaria de graduação da Instituição de Ensino Superior (IES) escolhida pelo interessado. Para participar desse processo, o discente deve possuir Coeficiente de Progressão (CP) maior ou igual a 0,2. Inicialmente, o aluno deve identificar a faculdade e as disciplinas que pretende cursar. Em seguida, o interessado deve verificar se a faculdade escolhida recebe alunos na categoria de Estudante Especial e também verificar se as disciplinas de seu interesse são disponibilizadas nessa condição. Finalmente, o discente precisa conferir o prazo para efetuar a inscrição e todos os procedimentos exigidos pela IES selecionada.

ATUAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO (COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO)

O aluno deve preencher, imprimir, assinar e entregar, na Diretoria de Ensino, o Formulário “Plano de Estudos”. Esse documento deve ser entregue com os respectivos programas das disciplinas as quais o discente pretende cursar. O prazo para a coordenação avaliar esse pedido é de até 5 (cinco) dias úteis. Para o plano de estudos ser avaliado pela coordenação, o aluno pode apresentar os programas das disciplinas, obtidos a partir do portal eletrônico da faculdade escolhida. Entretanto, para solicitar o aproveitamento de estudos, o interessado deve seguir as determinações do próximo tópico, sobre aproveitamento de estudos. 

O pedido para cursar disciplinas em outra instituição, é analisado pelo coordenador associado de cada curso. Essa análise deve ser feita antes do início de cada período letivo, para que o discente possa ter condições de cursar apenas disciplinas que, posteriormente, poderão ser validadas. Após a atuação da coordenação, o aluno é notificado, por e-mail, para comparecer à Diretoria de Ensino e retirar os documentos analisados. O aluno autorizado pela coordenação deve verificar, junto à secretaria de graduação da outra IES, quais são os procedimentos necessários para se matricular na condição de Estudante Especial. A análise realizada pela coordenação de graduação da FCA, não garante a matrícula em disciplinas oferecidas em outra IES.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Após cursar e ser aprovado em disciplinas oferecidas em outra IES, o aluno deve solicitar o aproveitamento de estudos, na Diretoria de Ensino. O prazo para essa solicitação é de até um semestre após a conclusão da disciplina. Para iniciar o processo, o interessado deve apresentar os documentos abaixo indicados, originais, assinados, impressos e acompanhados de um cópia simples:
• Histórico Escolar ou Certificado de Estudos contendo: a identificação de cada disciplina cursada, a nota, a carga horária e a situação (aprovada ou reprovada);
• Programa Detalhado de cada disciplina cursada;
Ademais, deve-se preencher, imprimir e assinar o Formulário de Aproveitamento de Estudos, disponibilizado pela Diretoria Acadêmica (DAC). Nesse formulário, o discente deve indicar, entre outras informações, o nome da disciplina cursada e o código da disciplina, oferecida na Unicamp, a qual deseja ser dispensado de cursar. Por fim, o aluno também deve apresentar o Plano de Estudos, com a devida autorização da coordenação conseguida antes da realização da disciplina. Todos os documentos serão encaminhados à DAC, para que o resultado do Aproveitamento de Estudos seja registrado no Histórico Escolar do discente.

DIRETORIA DE ENSINO