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INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

O processo de intercâmbio universitário, internacional, voltado para o aluno de graduação, oferecido pela Unicamp, é gerenciado pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) e publicado por meio de editais. O aluno, interessado nesse processo, pode acessar o portal da DERI para: obter informações sobre os requisitos gerais exigidos para se tornar candidato; acessar os editais em andamento e os encerrados; conseguir modelos de documentos, descritos em português e em inglês; visualizar a lista de universidades estrangeiras com as quais a Unicamp mantém parceria institucional; etc.

Acredita-se que o intercâmbio internacional é um importante processo complementar, de formação profissional e pessoal, oferecido ao aluno, durante o desenvolvimento do curso de graduação da Unicamp. Por isso, a Diretoria de Ensino incentiva e divulga, para os discentes da FCA, por meio eletrônico (via e-mail institucional e por publicação no Facebook), informações sobre os processos seletivos abertos, nos quais, um ou mais cursos oferecidos nesta unidade de ensino possuem aderência. Sendo assim, é muito importante o aluno verificar, regularmente, sua conta de e-mail institucional para tomar ciência de novas oportunidades. A conta de e-mail institucional pode ser acessada aqui!

A Coordenação de Graduação da FCA não precisa analisar todos os documentos, pessoais ou acadêmicos, exigidos no processo seletivo em que o interessado se inscrever. Somente os documentos indicados no respectivo edital, que, para serem validados, devem ser entregues na Diretoria de Ensino. Quando essa validação é necessária, os documentos exigidos devem estar preenchidos, impressos e assinados pelo aluno. O prazo para a coordenação avaliar os documentos entregues pelos interessados é de até 3 (três) dias úteis. Após a atuação da coordenação, o aluno é notificado, por e-mail, para comparecer na Diretoria de Ensino e retirar os documentos analisados.

INFORMAÇÕES GERAIS:

I - A INSCRIÇÃO PARA O INTERCÂMBIO

Para se inscrever em um processo de intercâmbio, o aluno, normalmente, deve preencher e submeter à Coordenação de Graduação da FCA, dois documentos: 1- Formulário de Inscrição, no qual serão anotadas informações sobre o próprio discente, o seu curso e o processo de seu interesse; 2- Plano de Estudos, no qual serão registradas as disciplinas a serem cursadas na universidade de destino. Esses documentos podem ser acessados a partir do portal da DERI ou, na maioria dos casos, também são disponibilizados nos próprios editais, por meio de hiperlinks.

Os documentos validados pela Coordenação de Graduação e os documentos complementares devem ser digitalizados e as respectivas cópias eletrônicas precisam ser inseridas no “Sistema de Serviços Acadêmicos” da Diretoria Acadêmica (DAC), na seção de "Internacionalização", no item "Programas de Intercâmbio". Esse é o mesmo sistema usado, semestralmente, pelo aluno, para efetuar matrícula em disciplinas. Para visualizá-lo, deve-se acessar o Portal da DAC, clicar no item "Estudantes" e, em seguida, no ambiente "Serviços Acadêmicos".

O interessado pode tentar garantir o aproveitamento de estudos das disciplinas a serem cursadas no intercâmbio. Para isso, o aluno deve preencher totalmente o Plano de Estudos, conforme especificado no próprio formulário e providenciar o programa de cada uma das disciplinas. Em seguida, esse conjunto de documentos deve ser entregue na Diretoria de Ensino, para ser submetido ao coordenador associado relacionado ao curso do discente. Contudo, essa análise não poderá ser feita se os documentos forem entregues fora do prazo mínimo de três dias úteis antes do encerramento das inscrições, conforme o edital escolhido pelo discente.

II - RESULTADO

O aluno deve verificar, regularmente, a sua conta de e-mail institucional para obter informações sobre a tramitação do processo seletivo escolhido, bem como para inteirar-se sobre possíveis avisos e/ou solicitações complementares. A convocação do aluno selecionado para o edital em que ele se inscreveu também acontece por e-mail. Além disso, o discente selecionado deve confirmar, também por e-mail, o interesse em efetivar o intercâmbio para o qual ele foi convocado.

III - AFASTAMENTO DA GRADUAÇÃO POR INTERCÂMBIO (TRANCAMENTO DE MATRÍCULA)

O Afastamento por Intercâmbio não é efetivado de forma automática, pela universidade. Por isso, o aluno é o responsável por preencher, imprimir, assinar e entregar, na Diretoria de Ensino, o Formulário de Afastamento da Graduação por Intercâmbio. A Coordenação de Graduação analisa e devolve esse formulário ao interessado. O aluno deve digitalizar o documento e inserir a cópia eletrônica no Sistema Acadêmico, assim como fez com outras cópias de documentos, no momento da inscrição. O Formulário de Afastamento deve ser entregue após o aluno confirmar o interesse em participar do intercâmbio para o qual foi selecionado. O limite para a entrega desse documento é de até 20 dias após o início do semestre no qual o aluno irá participar do intercâmbio. Informações detalhadas sobre esse assunto podem ser obtidas no item “instruções da DERI para afastamento por intercâmbioDERI para afastamento por intercâmbio”.

ALUNOS FORA DOS REQUISITOS PREVISTOS EM EDITAL

O aluno que não se enquadrar nos requisitos mínimos acadêmicos, solicitados pela DERI, pode apresentar um recurso junto à Diretoria de Ensino, para tentar viabilizar sua inscrição. Para isso, o interessado deve preencher, imprimir, assinar e entregar, na Diretoria de Ensino, o Formulário Para Alunos Fora dos Requisitos para Intercâmbio, junto com o seu Histórico Escolar. Ademais, os outros documentos indicados no respectivo edital de interesse, os quais devem ser avaliados pela coordenação, também devem ser anexados a esse recurso. O prazo para a coordenação avaliá-lo é de até 3 (três) dias úteis. Após a atuação da coordenação, o aluno é notificado, por e-mail, para comparecer à Diretoria de Ensino e retirar os documentos analisados.

DIRETORIA DE ENSINO