A+ A A-

Intercâmbios

Os intercâmbios oferecidos pela Unicamp para seus estudantes da Graduação são organizados pela DERI - Diretoria Executiva de Relações Internacionais. Para ficar por dentro de editais abertos e suas condições, acessar modelos de documentos e tirar suas dúvidas, visite o site - lembrando que quase a totalidade das oportunidades de intercâmbio são enviadas em seu e-mail institucional (primeira letra do nome + RA + "@dac.unicamp.br").

A Diretoria de Ensino da FCA, por sua vez, é responsável por encaminhar às Coordenações de Graduação e de Pós-Graduação a documentação exigida nos Editais de Intercâmbio da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI). Os documentos previstos nos respectivos editais devem ser entregues na Diretoria de Ensino com, pelo menos, 3 dias utéis antes do término do prazo de inscrição no edital pretendido. Não é possível garantir a análise de documentos entregues fora do prazo indicado.

Após a assinatura dos documentos por parte das Coordenações, a documentação é devolvida ao aluno, que deve digitalizar e fazer o upload dos documentos no sistema da DERI.

Informações gerais:

I - SOBRE A INSCRIÇÃO PARA INTERCÂMBIO

Normalmente, para se inscrever em um intercâmbio você precisará de dois documentos básicos: (1) um plano de estudos*, onde você declarará quais matérias pretende cursar na universidade de destino; e (2) um formulário com informações diversas sobre sua graduação; ambos os documentos, em geral, encontram-se anexos ao edital. Você precisará da assinatura da Coordenação de Graduação ou de Pós-Graduação em ambos os documentos para se inscrever, de forma que você deve deixá-los preenchidos na Diretoria de Ensino da FCA com, no mínimo, três dias úteis de antecedência ao fim do prazo de submissão de inscrições para o edital em questão - pois a devolução dos documentos ocorrerá, justamente, três dias úteis após a entrega.

  Atenção: o descrito acima é o procedimento mais comumente pedido pela DERI. Isso não exclui, porém, a possibilidade de editais que exijam outros documentos, ou que deixem de exigir, por exemplo, o plano de estudos. Sempre confira no edital qual procedimento e quais documentos você deve providenciar!

*Sobre o plano de estudos: é solicitado que você preencha uma coluna referente às disciplinas oferecidas na Unicamp correspondetes às pretendidas durante o intercâmbio. Se o seu objetivo é o aproveitamento posterior dos créditos destas disciplinas cursadas em intercâmbio, recomenda-se fortemente que você busque todas as informações pedidas no documento, desde a carga horária até a ementa das disciplinas em ambas as instituições.

Para efetivar a inscrição: Depois de assinada a documentação, o aluno deverá efetuar sua inscrição, fazendo upload dos documentos digitalizados no Portal da DAC, clicando em "Estudantes" > "Serviços Acadêmicos" > inserir o RA e a senha, clicar no botão "Programas de Intercâmbio".

II - APÓS A INSCRIÇÃO: RESULTADO

  Fique atento ao seu e-mail, pois se selecionado, você receberá e-mail nos endereços fornecidos na inscrição, e deve responde-lo confirmando seu interesse! Ainda, após, você poderá ser contatado pela universidade de destino.

Sobre a lista de documentos (seguro saúde, termo de compromisso/carta de aceite, etc), você fará upload no Portal da DAC quando confirmado que irá para intercâmbio (antes de sua partida para o exterior).

III - AFASTAMENTO (TRANCAMENTO DE MATRÍCULA)

Lembre-se: já que você estará em intercâmbio, você deve trancar a matrícula do(s) próximo(s) semestre(s) para não perder o vínculo com a universidade enquanto viaja! Atualmente, o trancamento não ocorre de forma automática. Dessa forma, até um dia antes do início do período letivo, você deve preencher, imprimir e entregar na Diretoria de Ensino da FCA o Formulário de Afastamento da Graduação por Intercâmbio. Esse documento será assinado pela Coordenação de Graduação e será devolvido a você, que deve escanear e fazer seu upload na área de internacionalização dentro dos Serviços Acadêmicos do Portal da DAC.

Para entender melhor este processo, e obter mais informações sobre outros documentos necessários, recomenda-se fortemente ler com atenção as instruções da DERI para afastamento por intercâmbio. Certifique-se de que está tudo certo para decolar! 

Alunos fora dos requisitos previstos em edital

Alunos que pretendem se candidatar à Processos de Intercâmbios disponibilizados pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), e que não se enquadram nos requisitos mínimos solicitados (os quais são CP, CRP e quantidade máxima de créditos em reprova), deverão solicitar à Coordenação de Graduação uma análise. O parecer favorável da Coordenação poderá ajudar na aceitação por parte da DERI, mas não garante.

Para solicitar a análise por parte da Coordenação de Graduação, você deve preencher o Formulário Para Alunos Fora dos Requisitos para intercâmbio, justificando seu desempenho acadêmico, e entregá-lo impresso juntamente com seu histórico escolar completo na Diretoria de Ensino da FCA. Seu caso será analisado no mês seguinte ao da entrega, em reunião da Comissão de Graduação - portanto busque entregar este documento com o máximo de antecedência possível.

O procedimento completo para autorização de inscrição em intercâmbio por parte da Coordenação de Graduação para alunos fora dos requisitos pode ser lido na Instrução Normativa da Comissão de Graduação 01/2014.

  Voltar ao topo

 

Mais dúvidas?

  Visite a seção de dúvidas sobre intercâmbio no FAQ - FCA: perguntas e dúvidas frequentes.

  Se você busca o calendário de graduação, acesso aos serviços acadêmicos, formulários e outros, visite o Portal da DAC.

 

Diretoria de Ensino: 

  (19) 3701-6655 / (19) 3701-6717

  intercambio@fca.unicamp.br

  portal da DERI: http://www.internationaloffice.unicamp.br/