A+ A A-

Graduação em Destaque

Alunos e professores da Faculdade são selecionados para o Projeto Rondon 2018

 

DSC 9358 
Turma de alunos e os professores Luciano Mercadante e Mauro Cardoso, selecionados para participar do Projeto Rondom 2018 (foto: Kadine Ramos, bolsista da Área de Comunicação da FCA)

Uma turma de dez alunos da FCA e da Faculdade de Tecnologia (FT), juntamente com os professores Luciano Mercadante (Ciências do Esporte), Mauro Cardoso (Núcleo Geral Comum) e Dennys Cintra (curso de Nutrição), foram selecionados para participar da Operação Pantanal do Projeto Rondon 2018 e, em julho do ano que vem, viajarão para o município de Miranda, no Mato Grosso do Sul, para desenvolver oficinas educativas com a comunidade local. O projeto, desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, contribui para a formação cidadã do jovem universitário e para o desenvolvimento das comunidades beneficiadas. 

Segundo o site do Ministério da Defesa, o Projeto Rondon já realizou 78 operações, em 1.164 municípios de 24 Estados, com a participação de 2.219 Instituições de Ensino Superior e 21.935 rondonistas (universitários e professores), atingindo cerca de 2 milhões de pessoas. O Prof. Luciano informa que o projeto submetido e aprovado contempla oficinas na área de esportes, educação, saúde e administração pública. Ele conta que fará uma viagem prévia até Miranda para conhecer de perto a realidade e as necessidades do município e que as propostas do projeto serão adaptadas e reformuladas pelo grupo conforme essas necessidades. Veja mais aqui. 

Aula aberta sobre mulheres revolucionárias e desigualdades étnico-raciais, dia 30/11

 

IMG 20171113 170942 700             

O evento “Aula expressão: resistir é uma arte” marca o encerramento da disciplina “Sistemas de Proteção Social” do curso de Administração Pública, sob responsabilidade da Professora Juliana Leite.  No dia 30 de novembro, às 19h30, haverá uma discussão sobre as mulheres revolucionárias e as desigualdades étnico-raciais na história do Brasil, e uma oficina de Abayomis (bonecas de pano que as mulheres negras faziam para seus filhos nos navios negreiros), que ocorre no terraço da faculdade e é aberta a todos os interessados. 

Juliana explica que a disciplina explorou, ao longo do semestre, "as contradições do sistema capitalista e seus efeitos perversos nas diferentes sociedades, e a maneira como o Estado capitalista se comporta diante delas, buscando 'abrandar' os abismos sociais. Discutiu-se também a possibilidade de reinvenção da nossa relação com o Estado, na busca por caminhos mais autônomos e potentes, que quebrem com o padrão paternalista e clientelista vigentes". Veja mais aqui. 

Cursinho Colmeia abre processo seletivo para professores

 

PROFS FCA CONVERSAM PROF COLMEIA
 Professores do Colmeia são alunos de graduação e pós-graduação da FCA e recebem treinamento e supervisão didática dos professores doutores da Faculdade
                                   

O curso pré-vestibular Colmeia – Jovens Construindo Seus Projetos de Futuro, já tradicional em Limeira, está com as inscrições abertas  para a seleção de professores para o ano de 2018.

Podem se candidatar alunos da FCA e da Faculdade de Tecnologia da Unicamp. O projeto oferece 32 bolsas no valor de R$ 618,00 cada, durante 10 meses, mas também aceita voluntários. Nascido em 2009 durante uma aula de “Ética e Cidadania” do curso de Engenharia de Produção, hoje o projeto é oferecido pela FCA em parceria com a Prefeitura de Limeira/Secretaria de Educação e recebe estudantes das 5 regiões da cidade. Além de preparar para os vestibulares, o Colmeia tem como objetivo estimular as parcerias entre a cidade de Limeira e a Faculdade, preparar cidadãos para o ingresso em cursos profissionalizantes e orientar para entrevistas de processos seletivos e oferecer aos alunos de graduação da Unicamp uma importante experiência didática. Veja mais aqui. 

 

 

Palestra aberta sobre cadeia de suprimentos verde e método Delphi

 

office 300x300             

 Interessados em conhecer mais sobre a aplicação do método Delphi e o conceito e gestão de cadeias de suprimento verde podem participar de palestra aberta que será oferecida no dia 23/10, próxima segunda-feira, das 14h às 16h, na sala UL 88. A atividade faz parte da disciplina "Cadeia de Valor", sobre responsabilidade do Prof. Cristiano Morini, do Programa de Pós-Graduação em Administração e será ministrada por  Lineia Jollembeck Lopes, que defendeu sua tese de doutorado em fevereiro de 2017, no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba. 

"A Lineia fez uma pesquisa quali-quanti, com aplicação do método Delphi. Ela aplicou muito bem o método Delphi, de modo que quem queira conhecer o método e o tema está convidado a participar", afirma Morini. Ele explica que o Método Delphi é largamente utilizado em administração como ferramenta de auxílio no processo de tomada de decisão. Veja mais aqui. 

 

 

 

Eixo público atua em Limeira e região e discute gestão pública

 

Abre Aspas 13 final page 014                                     

 

Algo que sempre fiz muita questão de frisar para quem vem me perguntar sobre universidade e vida universitária, é que não é possível entender e viver a Faculdade somente com as aulas da graduação. E uma coisa que a Unicamp me ensinou muito e sempre me instigou, desde que entrei, é esse mundo das organizações estudantis, esse mundo da prática das coisas, da vivência. Hoje temos 32 organizações estudantis na FCA e é impossível uma pessoa não se identificar com nenhuma delas. É muito importante que os novos estudantes, e os alunos em geral, percebam a importância de se envolver nesse mundo das organizações. Precisamos incentivar a participação de todos em pelo menos uma organização estudantil, pois são experiências que só trazem benefícios, tanto pessoais quanto profissionais” (Larissa Estequi, aluna de Administração Pública e Gestora de Projetos da Eixo Público) 

Confira a edição completa da revista aqui: http://bit.ly/2fY9Xgr

 Veja mais aqui.