A+ A A-

Estágios

Na FCA, o estágio é tido como ato educativo escolar, com finalidade de formação, supervisionada conjuntamente pela FCA/Unicamp e pela parte concedente de estágio, podendo ser curricular - de realização obrigatória, ou não. Tem por finalidade estimular a reflexão sobre as atividades profissionais combinando a realidade do mundo do trabalho, desenvolvida nas organizações, com a reflexão em sala de aula, mediante a orientação de cada aluno por parte de um professor supervisor do estágio. Na Unicamp as atividades de estágio são regulamentadas pela Resolução GR - 38/2008 e pelos regulamentos específicos de cada curso, que podem ser conferidos abaixo.

A gestão dos estágios dos alunos da FCA é compartilhada entre o SAE e a Diretoria de Ensino: cabe ao SAE a parte documental de registro de empresa no sistema SAE Estágios e geração e recebimento do Termo de Compromisso; já à Diretoria de Ensino, cabe a aprovação do Plano de Atividades inserida pela empresa no Sistema SAE, a matrícula dos alunos nas disciplinas de estágio e a dispensa do estágio obrigatório segundo critérios definidos no Manual do Estágio Obrigatório, que pode ser acessado abaixo.

 

Regulamentos de Estágio:

  Ciências do Esporte

  Cursos de Engenharia

  Cursos de Gestão e Administração

  Nutrição

 

Manual de Estágio - Administrações e Engenharias

Devido às especificidades dos estágios nos cursos de Administração, Administração Pública, Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura, o SAE Limeira preparou um manual para auxiliar no processo de realização do estágio obrigatório e da aprovação na disciplina de estágio. Confira abaixo as versões do segundo semestre de 2018:

  Cursos de Administração e Gestão: GL701 e GL801

  Cursos de Engenharia: ER901 e ER011

 

Dispensa de Estágio

É possível solicitar dispensa da realização do estágio obrigatório em cinco casos:

(1) se você possui vínculo empregatício com função relacionada ao seu curso;

(2) se você é sócio-proprietário de empresa na área do seu curso;

(3) se você está realizando Iniciação Científica no mesmo semestre em que está matriculado em uma disciplina de estágio;

(4) se você está participando de um projeto de extensão no mesmo semestre em que está matriculado em uma disciplina de estágio; ou

(5) se você já realizou estágio no exterior na área do seu curso.

Para solicitar a dispensa, você deve preencher dois documentos, conforme relação abaixo, e deve depositá-los com os devidos anexos na caixa do SAE, que fica na Biblioteca da FCA. 

  Atenção: obter dispensa de estágio não significa aprovação imediata na disciplina de estágio! Você ainda permanecerá matriculado na disciplina e deve seguir as orientações do docente responsável para obter aprovação - porém, ao invés de tratar de um estágio ao longo do semestre, você desenvolverá a sua situação de trabalho.

Atente-se aos prazos para entrada do pedido de dispensa:

  Administrações: 07/09/2018

  Engenharias: 17/10/2018

 

Documentos para dispensa de estágio:

  Vínculo empregatício: Requerimento para o aluno | Modelo de declaração da empresa

  Sócio proprietário: Requerimento para o aluno | Modelo de declaração da empresa

  Iniciação Científica: Requerimento para o alunoModelo de declaração do professor responsável

  Projeto de extensão: Requerimento para o aluno Modelo de declaração do professor responsável

  Estágio no exterior: Requerimento para o aluno Modelo de declaração do professor responsável

 

Para aprovação na disciplina de estágio: relatório de estágio

Cada docente responsável pela disciplina deve adotar um método diferente para aprovação, de forma que você deve buscar contato com o mesmo para saber quais tarefas deverão ser cumpridas. De todo modo, os docentes são orientados a, no mínimo, solicitar um relatório de avaliação de estágio, conforme documentos a seguir:

  Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura

  Administração e Administração Pública

  Ciências do Esporte

  Nutrição

  

Possui dúvidas?

  Visite o nosso FAQ FCA - perguntas e dúvidas frequentes FCA - perguntas e dúvidas frequentes.

  Aluno de engenharia? Leia o "perguntas frequentes" preparado especialmente para seu curso: Esclarecimentos sobre Estágio

  Se você busca o calendário de graduação, acesso aos serviços acadêmicos, formulários e outros, visite o Portal da DAC.