A+ A A-

Administração

 

Modernas técnicas gerenciais, inovação e empreendedorismo

 

No curso de Administração da Unicamp, os alunos dedicam-se ao estudo e prática dos aspectos relacionados à criação, diagnóstico, planejamento e execução de atividades em organizações com e sem fins lucrativos e de diferentes setores da economia, a partir de uma perspectiva ética e interdisciplinar. Além da formação como Administrador, os alunos contam com a possibilidade de obter certificados de estudos em áreas de atuação de grande importância para a Administração no contexto atual: Agronegócio e Comércio Internacional.

O
curso se apoia em uma base interdisciplinar porque parte da compreensão de que a interação com o mundo real não se de forma disciplinar por meio do entendimento e aplicação de conceitos derivados de áreas puras de conhecimento. Assim, para a formação de um profissional integral, o curso de Administração conta com disciplinas que dialogam na perspectiva do desenvolvimento de pensamento crítico a cerca da realidade do mundo contemporâneo. Para reforçar esta visão, o curso possui um Núcleo Básico Geral Comum (NBGC), que contempla diversas disciplinas da área de Ciências Humanas e Sociais.

O
curso de Administração foi desenhado para fornecer conhecimento e desenvolver habilidades e atitudes coerentes com um ambiente de negócios em constante transformação. Para tanto, os alunos dedicam-se ao estudo dos aspectos operacionais e estratégicos relacionados à análise, planejamento e implantação de ações em diversos tipos de organizações, com uma perspectiva inovadora e empreendedora em sua relação com o mercado e com a sociedade.

 

Atuação do profissional

 

O profissional graduado em Administração será capaz de atuar, de forma estratégica e empreendedora nos diferentes setores da economia. Para tanto, o aluno contará com habilidades gerenciais e críticas e com uma visão sistêmica da dinâmica do mercado, que o permitirão avaliar o papel das organizações e os impactos destas no meio-ambiente, no desenvolvimento e na sociedade. A formação generalista conferirá ao aluno a liberdade de compor sua formação direcionada aos seus interesses de carreira.

Caso
o aluno curse as disciplinas relativas ao certificado de estudos em Agronegócio, terá um currículo diferenciado e multidisciplinar com foco nos diferentes elos das cadeias agroindustriais, além das estratégias de comercialização e logística de produtos agropecuários. Cursando as disciplinas do certificado de estudos em Comércio Internacional, será capacitado para atuar nas etapas de análise de alternativas, monitoramento e acompanhamento de ações estratégicas no âmbito dos negócios internacionais, envolvendo internacionalização, trâmites aduaneiros, logística e assessoramento para investimentos estrangeiros no Brasil. Dotado de grande flexibilidade, o curso poderá ao longo do tempo criar outros certificados de estudos compatíveis com o dinamismo exigido aos profissionais desta área.

 

Para conhecer a estrutura curricular do curso, consulte o Catálogo de Graduação no site da Diretoria Acadêmica (DAC).

Para conhecer a estrutura completa do curso, consulte o
Projeto Pedagógico.

 

Contatos:
Coordenador Associado: Prof. Dr. Cristiano Morini, (19) 3701-6707 / (19) 3701-6683, cristiano.morini@fca.unicamp.br
Secretária de Graduação: Bruna F. Ribeiro Lopes, (19) 3701-6654, bruna.lopes@fca.unicamp.br