A+ A A-

Engenharia de Produção

 

Título conferido: Bacharel em Engenharia de Produção
Turno: diurno em período integral (08h às 12h e 14h às 18h)
Carga horária: 3660 horas
Duração: mínima de 10 semestres; máxima de 15 semestres
Vagas: 60

Profissional identifica a raiz dos problemas industriais e indica soluções eficientes

A Engenharia de Produção é um ramo da engenharia que visa suprir profissionais para as demandas tecnológicas e de gestão de recursos de diferentes segmentos industriais. Atualmente, a Engenharia de Produção lida de forma integrada com recursos tecnológicos, financeiros e humanos para otimizar, projetar e manter o desempenho de sistemas produtivos complexos. A implementação deste curso na FCA foi embasada na proposta da Unicamp de aliar à sua renomada educação de excelência, uma nova perspectiva de educação, que visa integrar disciplinas e conhecimentos estimulando o pensamento criativo e a flexibilidade. Um de nossos pilares é a ética profissional e pessoal, essencial para a formação do indivíduo e direcionadora de ações conscientes na resolução de problemas complexos e de suas implicações sociais e ambientais. Além disso, a estrutura da FCA permite que os estudantes de engenharia integrem à sua formação disciplinas dos cursos de Gestão, Nutrição e Ciências do Esporte, ampliando o seu campo de trabalho e de atuação.

Perfil do profissional

Na Faculdade de Ciências Aplicadas a formação deste profissional é alicerçada em uma sólida base de engenharia, visando capacitá-lo para entender a raiz dos problemas produtivos e identificar as tecnologias necessárias para resolvê-los. A Engenharia de Produção diferencia-se das engenharias tradicionais pela abrangência a partir da qual lida com a formulação e solução de problemas técnicos, científicos e gerenciais. Baseado nos referenciais internacionais, pretende-se que este profissional formado na FCA seja inovador e empreendedor. Por isso são estimulados a desenvolver projetos isolados ou sequenciais ao longo de sua formação, o que traz grandes oportunidades para integração e aplicação prática dos conhecimentos aprendidos. Além disso, a FCA procura desenvolver parcerias com os setores público e privado, garantindo a difusão dos conhecimentos desenvolvidos na Universidade e sua direta aplicação na sociedade.

Áreas de atuação

O engenheiro de produção se dedica ao planejamento, projeto e gerência de sistemas sociotécnicos, isto é, sistemas organizacionais que envolvem pessoas, materiais, tecnologias, recursos financeiros e ambientais. O engenheiro de produção tem formação sólida nas disciplinas fundamentais das ciências exatas e em um conjunto de disciplinas específicas das engenharias, incluindo logística, pesquisa operacional e computação, associadas às disciplinas dos campos da administração, sociologia e economia. Essa formação ampla coloca o engenheiro de produção em uma posição distintiva em relação a outras profissões, para compreender os problemas industriais e de outros ambientes de negócios de forma global e não fragmentada. Trata-se de um profissional versátil, que pode exercer diferentes ocupações em sua carreira, na indústria e nos serviços.

Para conhecer a estrutura curricular do curso, consulte o Catálogo de Graduação no site da Diretoria Acadêmica (DAC).

Para conhecer a estrutura completa do curso, consulte o Projeto Pedagógico.

Contatos
Coordenador Associado: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio, (19) 3701-66876, paulo.ignacio@fca.unicamp.br
Secretária de Graduação: Bruna F. Ribeiro Lopes, (19) 3701-6654, bruna.lopes@fca.unicamp.br